A 28ª edição da Festa da Colônia de Gramado se encerra neste fim de semana, após 18 dias, na Expogramado. O encontro de produtores agrícolas da cidade, que acolhem turistas de todos os cantos do país, recebe o reforço de grupos culturais que transformam Gramado no berço da colonização alemã, italiana e portuguesa. E a gastronomia típica da região não é o único atrativo da festa, que contempla ainda decoração com carretas, atividades como desfiles de carretões, culto ecumênico, jogos rurais e até escola rural para crianças.
— Nós tivemos um crescimento grande em relação ao ano passado em termos de público. O grande segredo do turismo e lazer atualmente é manter as coisas originais, com as características de cada local. E a celebração das etnias, com seus costumes, é muito presente nesta festa —define o presidente da GramadoTur, Edson Néspolo.
Até agora, 120 mil pessoas já passaram pela Expogramado. Neste sábado, haverá um desfile de carretas pela Avenida Borges de Medeiros, para mostrar as famílias de agricultores, além de dezenas de opções para almoço, janta e lanches: o café colonial instalado na parte frontal do evento custa R$ 35 e dá direito à comida liberada. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
Se encerra neste domingo, também em Gramado, a sétima edição da Feira Feito. Artesanatos, confecções e artigos de couro, malhas, chocolates, biscoitos, artes plásticas, artigos de decoração e como, novidade neste ano, móveis com preços especiais, podem ser encontrados durante a Feira Feito em Gramado, que ocorre no Expogramado, paralelamente à Festa da Colônia.
SERVIÇO
O que: Festa da Colônia de Gramado
Quando: até domingo, das 9h às 22h
Onde: pavilhões da ExpoGramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111). Há transporte partindo da Rua Coberta até o complexo a cada 30 minutos, das 10h às 21h30min.
Quanto: a entrada é gratuita