Paróquias e grupos ligados à Igreja Católica estão organizando a programação da Semana Santa em Caxias do Sul. As atividades devem se concentrar principalmente na Sexta-feira Santa, quando os cristãos lembram a morte e crucificação de Jesus. Neste dia, três caminhadas serão realizadas pelas ruas centrais da cidade. Elas integram a Procissão pela Paz, como foi chamada a ação, e reunirão fiéis das paróquias de Lourdes e de São Pelegrino, além da Catedral Diocesana.
– A procissão é relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano que é Fraternidade e Superação da Violência. E diante da tragédia que tivemos dias atrás, com a morte da menina Naiara, esse convite para refletir e buscar pela paz ganha ainda mais sentido – explica o padre Eleandro Teles, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
Os trajetos de cada procissão estão sendo finalizados porque dependem do apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Sabe-se, no entanto, que as três caminhadas terão como ponto de encontro a Catedral Diocesana, na Rua Sinimbu. Os fiéis da Paróquia São Pelegrino sairão às 14h30min, em direção ao Centro. Eles carregarão uma réplica da cruz da Jornada Mundial da Juventude.
Já a procissão da Paróquia de Lourdes começa às 14h, com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Na altura da Rua Do Guia Lopes, a multidão se encontra com os religiosos que sairão da Catedral às 15h, carregando a imagem de Cristo Morto. Dali, as duas procissões seguem juntas até a Praça Dante Alighieri, onde haverá o encerramento. Os organizadores pedem que os participantes vistam branco e levem um lenço como símbolo da paz.
Pela manhã, também haverá programação nos Pavilhões da Festa da Uva. Cerca de 50 jovens encenarão a Via-Sacra a partir das 9h. O acesso do público deve ser feito pelos portões Principal e Seis (descida pela Rua Ludovico Cavinato).
A Visate irá disponibilizar linha de ônibus que fará o trajeto até os Pavilhões e depois retornará ao Centro. O ponto de partida será na Rua Visconde de Pelotas, em frente à Escola Estadual Presidente Vargas.
Em caso de chuva, a encenação será realizada no salão paroquial da Igreja Santa Catarina.