Desde setembro de 2017, Caxias do Sul não conta com serviço de certificação de vacinas contra a febre amarela. O serviço, que foi interrompido por problemas de impressão, pode ser reativado ainda no primeiro semestre de 2018, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Um setor específico será montado na prefeitura para atendimento à população.
As negociações para a volta da emissão de certificados foram retomadas após a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, à cidade em fevereiro. O documento é responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o restabelecimento do serviço depende da aprovação do governo federal.
Atualmente, Farroupilha está habilitada a emitir o certificado desde fevereiro deste ano. O serviço é restrito a Farroupilha e Nova Roma do Sul. As demais cidades precisam se dirigir a Porto Alegre.
Febre amarela
Após o surto de febre amarela em regiões do país, a busca pelo serviço aumentou. Em Caxias, a imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A aplicação das doses é feita nas quartas-feiras, com exceção da UBS Parque Oásis, que realiza esse trabalho nas sextas-feiras.
Para fazer a vacina é necessária apresentação de documento de identidade. Para quem vai viajar para áreas de risco, recomenda-se que a dose seja aplicada pelo menos dez dias antes.