Depois dos blocos levarem multidões às ruas de Caxias do Sul, o final de semana pós-feriado será de comemorações nas comunidades de duas escolas de samba da cidade. Mesmo sem condições de organizar o tradicional desfile de Carnaval, já que não tiveram apoio da prefeitura, integrantes da Incríveis do Ritmo, no bairro Pioneiro, e da Filhos de Jardel, no Jardelino Ramos, decidiram fazer as comemorações por conta própria.
Para reviver o espírito da festa, os carnavalescos deixaram a competição de lado e se uniram com o objetivo de resgatar o ânimo dos amantes do Carnaval. Conforme os presidentes das duas agremiações, realizar a festa dessa forma foi a única alternativa encontrada para mostrar que o Carnaval de Caxias está vivo. A decisão foi motivada após o anúncio do prefeito Daniel Guerra (PRB) de que, pelo segundo ano consecutivo, não haveria recursos financeiros disponíveis para a realização do desfile na área central.
— Não podíamos deixar o Carnaval passar batido. Temos um amor imenso pelas nossas escolas e queremos mostrar que comunidades unidas podem vencer o preconceito e podem fazer a festa por conta própria. Por mais que não tenhamos aquela sensação do desfile, de mostrar o trabalho de um ano para a população, não podíamos deixar o foco do Carnaval se perder — explica Solano Garcez, presidente da Incríveis do Ritmo.
Desde que o evento alternativo foi pensado, as duas escolas colocaram suas baterias lado a lado e ensaiaram juntas até a noite de sexta-feira. A festa na comunidade da Filhos de Jardel ocorre neste sábado, das 16h às 21h, na Rua Assis Brasil. Já a da Incríveis do Ritmo está marcada para o domingo, a partir das 14h, no pátio em frente ao pavilhão da escola, na Rua Luiz Francescutti, perto da sede do Sest/Senat.
— Preparamos várias atrações musicais com a apresentação da bateria da escola, DJs e bandas. Também teremos outros atrativos para a comunidade. Tudo para não perdemos o foco. Queremos e precisamos mostrar que a nossa união é forte e que a cultura do Carnaval ainda existe em Caxias. Todo nosso esforço é para dizer ao prefeito que nosso trabalho segue vivo e que vamos lutar por espaço sempre — afirma o presidente da Filhos de Jardel, Simião José de Vargas.
Para a realização dos dois eventos, os organizadores solicitaram apoio da Brigada Militar e da Guarda Municipal. De acordo com os presidentes das escolas, não será permitida a entrada de pessoas com qualquer tipo de bebida, já que dentro da estrutura separada para os shows haverá praça de alimentação e tendas temáticas. Como as festas são abertas para o público em geral, as escolas não têm uma expectativa de público.
— Não sabemos a dimensão que os eventos vão ter, mas acionar a BM e a Guarda é uma forma de garantirmos a segurança de todos os participantes. Não queremos que ninguém fique ferido com cacos de vidro, por exemplo. Por isso organizamos tudo dentro da lei e pedimos a ajuda da polícia para auxiliar na segurança — ressalta Garcez.
Brigada Militar e Guarda Municipal vão monitorar Bloco do Zanuzi
Após as diversas confusões durante o feriado de Carnaval, em Caxias do Sul, representantes do Bloco do Zanuzi se reuniram com a Brigada Militar e a Guarda Municipal para estabelecer a postura que será adotada para garantir a segurança do evento que ocorre neste domingo. O acordo definiu que o bloco vai encerrar por volta das 21h, ou seja, uma hora antes do previsto.
A BM garantiu que irá direcionar efetivos para o entorno do evento e para o momento do encerramento, monitorando a evacuação dos participantes. Além disso, o órgão prevê uma ação intensiva com o apoio da Companhia de Operações Especiais (COE) na área da Estação Férrea, local onde as pessoas devem se deslocar após o término do bloco. A intenção é monitorar a migração do público para evitar situações que aconteceram nos eventos do último final de semana.