Os amantes do vinho garantem que um bom copo da bebida é capaz de fazer milagres. E o que será, então, que uma fonte de vinho pode fazer? É justamente isso que os organizadores de uma das maiores feiras comerciais do Rio Grande do Sul querem mostrar para quem visitar Flores da Cunha. A partir da próxima semana, quando inicia a 9ª Mostra Flores e a 6ª Feira Agroindustrial, os visitantes serão convidados a escrever um pedido e jogar uma moeda na fonte de Baco, o Deus do Vinho: ao pendurar o desejo na fonte e jogar a moeda, dizem os mais experientes que uma corrente do bem é criada e o pedido realizado.
O público poderá conferir a atração nos cinco finais de semana de feira, entre 24 de fevereiro e 25 de março, no Parque da Vindima Eloy Kunz. A expectativa é que a fonte seja itinerante e possa ser utilizada em outros eventos como, por exemplo, a Feira de Inverno e em atividades de divulgação da cidade. Além do vinho, setores de malhas, confecções, móveis, artigos para o lar, artesanato, gastronomia e produtos coloniais comercializados diretamente pelas fábricas terão espaço na Mostra Flores, através de mais de 80 expositores.
— A ideia da fonte é trazer o significado do vinho ao alcance de todos que passarem pela feira. É uma ação que vem para suprir uma lacuna e valorizar o setor vinícola. Também foi pensada como uma forma de homenagear Flores da Cunha, a maior produtora de vinhos do Brasil. Temos um povo acolhedor e com uma energia boa para ser compartilhada — explica Ricardo Vignatti, diretor da Terra do Galo Eventos, empresa responsável pela organização da Mostra Flores.
Para essa edição, os organizadores do evento prepararam uma programação especial, que inclui shows, passeio turístico pela cidade, bar nas alturas e gastronomia diferenciada. Aos domingos será servido o famoso menarosto, prato típico de Flores da Cunha, feito num processo de assar carnes sem ter contato direto com a as chamas e fumaça, utilizando somente a brasa. A iguaria típica é composta por carnes de codorna, leitão, coelho e frango.
Haverá também a oferta de opções com tábuas de frios e pães assados na hora. Na parte externa do Parque da Vindima, casinhas típicas vão comercializar produtos coloniais como salames, queijos, sucos, cucas, pães, grôstoli, entre outros. Quem desejar um cardápio diferente, a praça de alimentação terá a venda de crepes, lanches diversos, doces e churros. Nos restaurantes instalados no parque também haverá pratos de alta gastronomia para apreciadores da enogastronomia italiana.
Feira Agroindustrial é destaque
O setor agroindustrial terá grande destaque na Mostra Flores. Produtores de toda a região vão expor geleias, sucos, doces e outros tipos de alimentos num espaço subsidiado e com uma área de 150 m². Agroindústrias de municípios vizinhos e de outras regiões também vão participar do evento. Haverá ainda o Seminário Agroindustrial no quarto final de semana do evento, exposição de máquinas e cursos gratuitos de degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva.
— O evento agroindustrial é realizado de forma regular para oferecer capacitação aos agricultores, além de oportunizar o conhecimento sobre métodos modernos de cultivo e produção de alimentos. Em especial, na edição deste ano, ampliamos a oferta de expositores. Vamos trazer também o tema da sucessão familiar, num seminário que é de extrema importância para o setor — destaca Olir Schiavenin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha.
O evento tem apoio do BRDE, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
A 9ª Mostra Flores e a 6ª Feira Agroindustrial tem expectativa de atrair mais de 50 mil visitantes durante os dias de evento. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
MOTIVOS PARA VISITAR A MOSTRA FLORES
Considerada uma das mais antigas e conceituadas feiras multissetoriais, a Mostra Flores já é tradicional no calendário de eventos de Flores da Cunha desde a década de 1990. Foi no ano de 2012 que o evento ganhou um aditivo com a realização conjunta da Feira Agroindustrial. Confira 10 motivos para visitar a feira.
:: Entrada e estacionamento gratuitos para os visitantes que chegarem ao Parque da Vindima Eloy Kunz.
:: Gastronomia diversificada com a opção de buffet típico italiano, enogastronomia italiana, tábuas de frios, pães assados na hora, produtos coloniais, lanches diversos e menarosto, prato típico comercializado aos domingos.:: Visitantes podem usufruir de uma experiência diferente e interativa através da Fonte do Vinho. Cartões serão disponibilizados para que o público escreva seu pedido e fixe-o no gradil da fonte, confiando no Baco, o Deus do Vinho.
:: Um ônibus turístico realizará passeios pelos principais pontos da cidade e também com visitação às vinícolas.
:: Produtos direto de fábrica, o que contribui para um melhor preço de compra, serão comercializados por 80 expositores dos mais diversos setores. São milhares de itens em exposição: roupas, artesanatos, móveis, vinhos, alimentos, acessórios, entre outros.
:: Em todos os finais de semana de evento, uma programação variada, que inclui contação de histórias, artesanato, exposição de veículos antigos e eventos solidários serão disponibilizados aos visitantes. Aos domingos também terão show musicais em parceria com rádios regionais.
:: Com uma gama de produtos e atratividades, os visitantes do evento encontrarão tudo em um só lugar, sem exigir a locomoção para vários pontos da cidade.
:: O setor agroindustrial é um atrativo para o público conhecer produtos diferenciados, produzidos de modo caseiro. Haverá a exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, além da realização de palestras e de um seminário.
:: Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o mundo dos vinhos tem a opção de participar dos cursos gratuitos de degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva.
:: A Mostra Flores é única na região e se diferencia por ser realizada num período em que não está agendada nenhuma outra feira regional.
PROGRAME-SE
:: O quê: 9ª Mostra Flores e 6ª Feira Agroindustrial
:: Quando: 24 de fevereiro a 25 de março, aos sábados e domingos, das 10h às 19h
:: Onde: Pavilhões do Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha (Avenida Vindima, nº 1.000 - bairro Vindima)
:: Quanto: entrada e estacionamento gratuitos
:: Informações: pelo telefone 54 3292.5086 e no site www.mostraflores.com.br