A partir da denúncia de uma moradora do bairro Santa Corona, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul resgatou, na manhã desta sexta-feira, dois filhotes de tucano que estavam abrigados em uma caixa de papelão. De acordo com o veterinário da Semma, Gabriel da Silva, as aves foram inicialmente recolhidas em via pública e levadas pela pessoa que as encontrou.
— Ela relatou que achava ser uma criança, porque os tucanos quando são filhotes fazem muito barulho. Então quando foi verificar a caixa se surpreendeu por ver as aves — comenta.
Segundo ele, os animais aparentam ter entre quatro e cinco meses e devem ser mantidos aos cuidados da Semma até que possam se alimentar sozinho e sejam soltos quando tiverem a capacidade de voar.
Embora não haja suspeita de quem tenha depositado a caixa em via pública, conforme o veterinário, tratam-se provavelmente de animais contrabandeados.
Para denúncias de maus-tratos ou situações que envolvam animais em vulnerabilidade, a orientação de que seja acessado o site da prefeitura, seguido do link "Proteção Animal", localizado ao final da página.