Na próxima segunda-feira, o Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza será a primeira escola de Caxias do Sul a abrir as portas para uma nova modalidade de ensino, o tempo integral para os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
A novidade é encarada com otimismo pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) e pela direção da instituição porque deverá representar investimento e recuperação de espaços desativados da estrutura. Porém, na prática, levará ainda algum tempo para que a verba e as melhorias cheguem à escola que terá de se desdobrar com os recursos existentes para conseguir assistir aos estudantes já a partir da semana que vem. A projeção é atender a 120 alunos, em quatro turmas.
Segundo a 4ª CRE, o recurso para o desenvolvimento do programa está garantido pelo governo federal e gira em torno de R$ 2 mil por aluno por ano. A verba é muito maior do que no programa Mais Educação, também federal e que, assim como o turno integral, consiste em manter o aluno na escola no turno inverso ao de aula.
O problema é que, há quatro dias de ter início, nenhum dos itens solicitados em dezembro do ano passado pela direção da escola à Secretaria de Educação do Estado (Seduc) foi atendido. Na lista constam, por exemplo, ampliação do refeitório, que tem capacidade para cerca de 60 alunos – no total, a escola atende a quase dois mil estudantes. Também estão listados pedidos de equipamentos, reformas nas redes hidráulicas e elétrica de algumas dependências, além de computadores, materiais e mobiliário para atividades nas áreas de ciências, educação física, geografia e demais disciplinas, entre outras necessidades.
Para reativar o laboratório de química, por exemplo, para estudantes do Cristóvão é preciso quase tudo, de reagentes a utensílios – hoje, o local é usado apenas pelos alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Materiais esportivos e mobiliários podem ser adquiridos pela Seduc, outros precisam passar por processo licitatório. Ainda está em estudo a possibilidade de repassar a verba diretamente às escolas.
Mesmo diante das dificuldades, a diretora Fabiana Simonaggio, está otimista:
– Vamos ter que nos adaptar com o que temos. Tínhamos expectativa de começar o ano, se não com todo, mas com parte do material solicitado. Mas, não existe essa possibilidade. Apesar das dificuldades iniciais, os professores que fizeram a formação estão muito motivados e prontos para o desafio. O programa tem uma visão diferenciada, que oportuniza ao aluno a construção do conhecimento, autonomia e protagonismo. Ele vai ser o agente. É um tempo diferente de apropriação dos ambientes da escola – pondera a diretora.
– Eles podem iniciar (a escola e os alunos), não da maneira como deveria. É óbvio que para essa mudança, bem significativa, a rede precisa ser adequada. Mas sabemos que, quando se depende de dinheiro público, não é só boa vontade, temos questões burocráticas também – ressalta Janice coordenadora da 4ª CRE referindo às licitações que tem de ser feitas para compra da maioria dos materiais.
COMO FAZER
– As matrículas para o Ensino Médio em tempo integral seguem abertas no Cristóvão. Serão atendidos alunos da escola que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental e os que repetiram o 1º ano do Ensino Médio, além de estudantes aprovados no 9º ano do Fundamental na rede municipal.
– Até sexta-feira, o Cristóvão atende das 7h30min às 13h30min. A partir de segunda-feira, com o retorno das aulas, o atendimento será das 8h às 11h30min e das 14h às 17h, sempre de segunda a sexta-feira.
– Se houver mais interessados do que as 120 vagas disponíveis, a 4ª CRE diz que serão definidos critérios de seleção de alunos ou será avaliada com a Seduc a possibilidade de ampliar o oferta.
Preparação dos professores
Conforme a diretora da Cristóvão, Fabiana Simonaggio, as atividades serão implementadas com o mesmo quadro de pessoal atual da escola. A equipe diretiva e os cerca de 20 professores que atuarão no novo modelo participaram de uma capacitação que começou na última segunda-feira e se encerrou ontem em Canela. O evento teve a participação de representante do Ministério da Educação (MEC) e da Seduc. Hoje, duas professoras terão mais uma etapa de qualificação em Porto Alegre.
O QUE É
– Segundo a Seduc, o programa Escola em Tempo Integral prevê que os estudantes permaneçam, no mínimo, sete horas diárias no estabelecimento de ensino, nos turnos da manhã e da tarde, com a oferta de quatro refeições diárias.
– Além das disciplinas da grade curricular, como matemática, português, inglês, espanhol, química, física, biologia, geografia, filosofia, história, sociologia, educação física, artes, literatura, no turno inverso os alunos terão reforço em português e matemática.
– Também haverá disciplinas diferenciadas em quatro áreas de conhecimento: estudo orientado (metodologias para desenvolver habilidades em aprender a estudar), projeto de pesquisa (sistematizar as pesquisas), culturas juvenis (vivências culturais artísticas e esportivas), projeto de vida (reflexão sobre os objetivos e desejos).