Centenas de máquinas agrícolas estacionarão na esplanada do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio nesta sexta-feira para participar da 118ª Romaria Votiva, em Farroupilha. Trata-se de uma celebração que ocorre desde 1899, quando agricultores se uniram e rumaram ao Santuário para pedir chuva. Era período de seca e as plantações estavam comprometidas. A graça foi alcançada, e por isso, tornou-se tradição celebrar com festa o dia 2 de fevereiro. A missa principal está marcada para as 10h30min, com procissão e bênção das máquinas agrícolas. O almoço está marcado para às 12h30min e os ingressos custam R$ 45. Também haverá celebração religiosa às 8h, às 15h e às 17h. Em outros dois horários, às 14h30min e às 18h, ocorre a récita do terço.
A programação teve início há 15 dias quando a imagem da santa visitou comunidades do interior por uma semana. Na semana seguinte, os colonos é que visitaram Caravaggio para as celebrações, conforme o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.
— Por se tratar de um povo que lida com agricultura e pelo negócio deles depender muito de clima e natureza, há uma ligação muito forte com a religião. E a natureza é Deus falando, se manifestando — define o padre.
As homenagens terão desfecho hoje. Os produtores irão expor suas frutas na esplanada e dar uma amostra do trabalho. O lema desta edição é "Respeitar, cuidar e contemplar a criação".