A cozinha que atendia 45 famílias à noite na Escola Basílio Tcacenco até o final do ano passado, em Caxias do Sul, não vai retomar a distribuição de refeições neste ano. Conforme a diretora de Segurança Alimentar da prefeitura, Cristina Fabian Grigoletto, o motivo é o encerramento das atividades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola no bairro Aeroporto, com uma reformulação que ocorreu nessa modalidade de ensino.
O serviço de refeições era vinculado ao EJA em um programa chamado de Ação Integrada. Cristina afirma que está sendo buscado um outro local com Educação de Jovens e Adultos, que não atenderá necessariamente a mesma área da cidade.
As famílias que vinham sendo atendidas na Basílio Tcacenco receberam cestas básicas para janeiro. No mês que vem, ocorre uma reunião para definir como elas passarão a ser atendidas. Em princípio, esse benefício ficará a cargo do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Caxias do Sul ainda tem as cozinhas comunitárias dos bairros Canyon e Mariani. Já a cozinha do Tijuca fechou na metade do ano passado porque a igreja que hospedava o local onde ela funcionava decidiu não seguir com o programa. Conforme Cristina, a cozinha não voltará a ser aberta no loteamento.