Nova Roma do Sul tem 3,5 mil habitantes, mas viu esse número se multiplicar por cinco em apenas três dias de programação da La Prima Vendemmia. A festa, encerrada neste domingo, teve participação de aproximadamente 20 mil pessoas em atividades que celebraram a colheita das primeiras uvas em época de vindima. Aliás, duas toneladas da fruta foram distribuídas para os visitantes da Centro de Esportes e Lazer da cidade.
A realização de um filó, na noite do último sábado, esteve entre os pontos altos da programação. Os turistas puderam conhecer de perto as tradições italianas saboreando um cardápio típico e contagiando-se pelas danças e cantos preservados pelos descendentes dos imigrantes. Outras atrações da festa foram as rotas de passeio Sabores de La Prima Vendemmia, Memórias do Tempo e Encantos do Vale do Rio da Prata, além dos passeios de carretão que levaram mais de 700 pessoas para conhecer as belezas do interior do município. Degustar uva sob o parreiral, provar um delicioso café colonial e ainda conhecer as belas paisagens do Vale do Prata e do Rio das Antas estiveram entre as particularidades oferecidas pelos passeios.
Promovida pela prefeitura de Nova Roma do Sul, a 13ª edição da La Prima Vendemmia teve participação expressiva da comunidade e um acréscimo de 60% de visitantes com relação à última festa. A programação contou ainda com shows de Papas da Língua e Claus & Vanessa.