Nesta quarta-feira, ocorre em Caxias do Sul, a 6ª Edição da Grande Festa de Tauba, celebração típica dos senegaleses. Neste ano, diferente das edições anteriores, apenas os imigrantes que vivem em Caxias participam da festa, que reúne cerca de 500 pessoas. Segundo o representante dos senegaleses de Caxias, Abdou Lahat Ndiaye, o Bili, desta vez, cada município realizará seu próprio evento.
Leia mais:
Apenas 9% dos lojistas caxienses aderem ao comércio eletrônico
Aplicativo idealizado por vereador de Caxias do Sul é premiado
Ainda conforme Bili, a festa é uma homenagem religiosa ao líder muçulmano Cheikh Ahmadou Bamba. Durante todo o dia os imigrantes cantam e declamam poemas escritos pelo líder, além de lerem trechos do Alcorão. O representante dos senegaleses diz que a celebração é realizada como forma de agradecimento por tudo que Cheikh Ahmadou Bamba fez pelo povo.
A Grande Festa de Tauba ocorre no Salão Paroquial da Igreja do bairro Santa Catarina. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Ao meio-dia, foi servido almoço com comidas típicas. Durante a tarde, os senegaleses voltam a entoar os cânticos. Às 18h, a festa será encerrada com o tradicional canto baye fall com batuque.