Após 15 dias de trabalho, a prefeitura de Caxias concluiu ontem a transferência de quase 420 famílias para o conjunto habitacional Rota Nova. Dezessete grupos que moravam na Avenida Triches, no bairro Cidade Industrial, foram os últimos a serem realocados. As casas onde residiam foram demolidas também nesta segunda. O trabalho de retirada dos entulhos deixados nas regiões de remoção pode demorar até oito meses para acontecer.
— Foram vários dias dedicados a essa remoção no qual servidores todos os servidores envolvidos demonstraram e intenso esforço — celebra o secretário da Habitação, Elisandro Fiuza.
Leia mais:
Caxiense é investigado por envolvimento com facção paulista ligada ao tráfico de cocaína
"Minha alma está de joelhos" , diz trabalhador que conseguiu emprego após dois anos
Ao todo, 140 servidores de diversas secretarias participaram do processo de realocação, que contou com a colaboração também da Codeca e Polícia Rodoviária Estadual.
417 famílias receberam auxílio direto da prefeitura no processo de transferência e duas realizaram o procedimento por conta própria. Uma das famílias, no entanto, ainda não respondeu oficialmente se vai aceitar o projeto. O executivo deve aguardar até sexta-feira por esse último grupo que, caso não aceite, pode perder a vaga para a próxima família da fila de espera.
O fim do processo de realocação conclui o projeto de reassentamento Rota Nova, cujo planejamento se iniciou ainda em 2011. No total, 420 famílias, que residiam irregularmente às margens da RSC-453, nos bairros Santa Fé, Reolon e Cidade Industrial, foram contempladas com unidades habitacionais.