Três meses após o início do ano letivo, a Secretaria de Educação de Caxias do Sul admite que menos da metade das mais de 20 escolas que precisam de reparos importantes serão atendidas. A justificativa é a situação financeira do município: segundo a secretária de Educação, Marina Matiello, o orçamento para obras de manutenção, construção e ampliação em colégios está zerado. O plano da prefeitura é dar continuidade a quatro trabalhos que já estavam em andamento e iniciar a reforma em um espaço no bairro Serrano até então vago, que pode ajudar a sanar o déficit de vagas na área infantil.
Leia mais:
Na Câmara dos Deputados, Assis Melo manifesta apoio à greve dos médicos de Caxias
– Existem muitos pedidos de reforma, muitas obras haviam sido prometidas. Há ginásios previstos em orçamento comunitário, ampliações de escolas, mas não há orçamento para nenhum projeto destes. Só para reparos de urgência e emergência – argumenta.
Semanalmente, Marina e membros do setor de obras da secretaria visitam escolas para identificar o que precisa ser feito em cada instituição. Em uma das últimas andanças nos bairros, ela pôde constatar, por exemplo, que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Secco, de Ana Rech, precisa de uma cerca nova e do conserto do portão _ o que deve acontecer até o fim do mês, segundo a direção. A expectativa é que as demandas prioritárias (e de maior porte) sejam elencadas neste ano e possam ser executadas em 2018. Por enquanto, a secretaria sugere que as direções utilizem a verba de autonomia para eventuais reparos. Uma das poucas instituições que deve passar por reforma ainda neste ano será a Laurindo Formolo, do São Ciro II. Uma das salas de aula tem o piso de madeira remendado com pedaços de alumínio, apelidada de sala de latinha. Além do piso, há problemas com o telhado. Durante anos, a direção ouviu que a escola receberia um prédio novo. Houve até um estudo de viabilidade para a construção, que agora é descartada pela nova gestão. A secretaria de Educação promete pedir verba para o caixa geral da prefeitura para viabilizar a reforma.
Educação
Com orçamento para obras zerado, Secretaria de Educação de Caxias prioriza conclusão de quatro escolas
O plano da prefeitura é dar continuidade a quatro trabalhos que já estavam em andamento
Raquel Fronza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project