Além da falta de médicos nas UBSs e no CES, a população de Caxias do Sul têm que conviver com o atendimento padrão "tartaruga" em alguns turnos no Postão 24 horas. Há denúncias de que alguns médicos atendem a um paciente a cada hora de trabalho, o que explicaria, em parte, as longas horas de espera por uma consulta de urgência. As reclamações dos usuários chegaram por meio dos sistemas de ouvidoria da prefeitura. Assim que soube da situação, o prefeito Daniel Guerra determinou a abertura de uma sindicância para apurar as denúncias.
Leia mais
Prefeitura de Caxias vai descontar mais de R$ 400 mil de salários de médicos em greve
Quase 40 médicos servidores do município de Caxias pediram exoneração
Paralisação dos médicos altera atendimento nas UBSs de Caxias do Sul
Segundo o secretário municipal da Saúde, Fernando Vivan, o prefeito solicitou a produtividade dos médicos e não permitirá que exista lentidão no atendimento com prejuízo à população por inconformidade de algum médico.
Vivan diz que também recebeu ligações de vereadores que estavam sendo cobrados por suas comunidades sobre o problema relatado na Ouvidoria e que alguns desses fatos se mostraram verdadeiros.
–Vou dar um exemplo: um médico atende 20, 30 pacientes em um turno de plantão e outro atende dois ou três. Isso é uma coisa gritante. Não precisa nem ir muito a fundo para ver que alguma coisa está errada. Nessa situação é que o prefeito quer que a gente apure – diz o secretário.
Por solicitação do prefeito, a secretaria iniciou o levantamento do número de atendimentos de cada médico que atua no Postão 24 horas. Ainda não há prazo para a conclusão da sindicância.
SUS
Atendimento padrão 'tartaruga' é investigado no Postão 24 horas, em Caxias
Há denúncias de que alguns médicos atendem a um paciente a cada hora de trabalho
André Tajes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project