A transferência das famílias contempladas com apartamentos no loteamento Rota Nova, em Caxias do Sul, está prevista para começar ainda neste semestre. A expectativa é da secretária de Habitação, Tatiane Zambelli. Inicialmente, a previsão era que ocupação dos apartamentos começasse em março, mas os prédios ainda precisam passar por acabamentos. Além disso, são necessários procedimentos burocráticos, como emissão do habite-se e análise de documentos das famílias contempladas. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Secretaria da Habitação de Caxias está sem material para erguer uma única casa, diz titular da pasta
Especialistas apontam problemas e soluções para a habitação em Caxias do Sul
Transferência das famílias para o Rota Nova, em Caxias, deve começar em 2017
Campos da Serra sofre com vandalismo, tráfico e falta de escola, em Caxias
A liberação também depende dos trâmites internos da Caixa Econômica Federal, que financiou os imóveis. Ao todo, 420 famílias vão receber apartamentos, sem a necessidade de contrapartida. Atualmente, os beneficiários moram às margens da Rota do Sol nos bairros Santa Fé e Distrito Industrial. O projeto, porém, não vai contemplar todas as famílias, já que algumas não se enquadram nos critérios financeiros ou não querem sair da área. A secretaria estima que vivam na área entre 480 e 500 famílias.
Um dos temas que tem gerado discussões na Câmara de Vereadores nas últimas semanas é a retirada de 23 famílias do Distrito Industrial do projeto. Conforme Tatiane, os moradores haviam sido incluídos de forma equivocada, já que eles ocupam uma área privada e o contrato do Rota Nova prevê o benefício somente para quem vive na faixa de domínio do Daer. Além dos apartamentos, o loteamento Rota Nova vai contar com UBS, que está em construção, e escola, que está em fase de licitação, além de melhorias viárias.