A 11ª edição do Casamento Comunitário de Caxias do Sul ocorreu na manhã deste sábado unindo 147 casais. A solenidade, no Centro Esportivo do SESI, emocionou a todos, principalmente quando os noivos, os peruanos Percy e Morgana Inti, se apresentaram no palco em homenagem a todos os casais.Entre os casais, três são haitianos como Amonss, 48 anos e Murana Fresaim, 28. Eles estavam acompanhados da filha Tânia de 4 anos, também haitiana. Em Caxias há três anos, aqui eles tiveram Moisés, de 4 meses.
O casamento teve apresentação da banda Vanguarda, da Guarda Municipal e do saxofonista Adão Léo, que recepcionaram os noivos e seus convidados. O prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) parabenizou os noivos, afirmou que o matrimônio ajuda a valorizar a família e estimular o respeito entre filhos e pais. Ele também se despediu do evento como prefeito.
– Aqui tem gente simples, mas honrada, que vivem em paz e harmonia. Encerro meus 20 anos de vida pública com a certeza de dever cumprido. Muito mais do que obras importantes, são momentos como este que ficarão na minha memória– finalizou emocionado.
Na cerimônia, abençoada pelo padre Renato Ariotti e pelo pastor Joãozinho Motta de Farias, os noivos vestiram trajes e acessórios das lojas Belo Costume - Noivas e Festas, Cantinho de Noivas, Flor de Noivas, Lenir Noivas e Festas, Conceitual Noivas e Festas, Maison Noivas, Orus Noivas, Lojas Glamour e Maison Blanc.
Além das lojas, o Banco de Vestuário e a Lavanderia Ópera também apoiaram o evento.
Cerca de 800 casais já foram beneficiados com o casamento comunitário, que tem como objetivo a legalização da união civil para casais de baixa renda em forma gratuita. É uma parceria da Prefeitura de Caxias com o Poder Judiciário - Comarca de Caxias do Sul, Ronda da Cidadania e Cartórios Civil da 1ª e 2ª Zonas, Vila Seca, Galópolis, Ana Rech e Santa Lúcia.