Um caminhão-guincho bloqueou a Estrada Luiz Daneluz, em Vila Oliva, uma das alternativas para seguir até a Região das Hortênsias. O trajeto vem sendo usado com mais frequência desde a interrupção do tráfego da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, por conta do desmoronamento de pista.
Leia mais:
Interdição da BR-116 atrapalha a vida de moradores de Nova Petrópolis e cidades vizinhas
Ligação entre Caxias e Nova Petrópolis pode ser liberada somente em 2017
Dnit estuda alternativas para liberar meia pista da BR-116
Conforme o subprefeito de Vila Oliva, Ricardo Daneluz, o incidente foi comunicado por volta das 13h desta sexta-feira. O caminhão pesa mais de 70 toneladas e seguia para Canela. Cerca de oito quilômetros adiante da sede do distrito, perto da ponte sobre o Rio Santa Cruz, no limite entre Caxias e Gramado, o veículo ficou atravessado na estrada de chão após uma manobra.
– Não sei exatamente como aconteceu isso. Agora, vamos tentar usar um caminhão-esteira para remover o guincho – diz Daneluz.
O trajeto de Oliva está em boas condições, mas só é recomendado para veículos mais leves.Ainda não há previsão de liberação do trecho.
Confira outras alternativas para ir até a Região das Hortênsias
1 - Pela RSC-453 (Rota do Sol)
Siga até São Francisco e depois use a ERS-235 até chegar a Gramado. São 181 Km. Por esse caminho, até Nova Petrópolis, são 214 km.
2 - Pela ERS-122
Siga pela ERS-122 até a BR-116, em São Leopoldo (bairro Scharlau). Acesse a rodovia federal e siga até Novo Hamburgo. De lá, siga por Estância Velha, Ivoti e Picada Café, via 116 até chegar a Nova Petrópolis. Esse trajeto percorre cerca de 137 km.
3 - Pela ERS-452
Opção para quem não estiver seguro ou disposto a enfrentar estrada de chão. Na rotatória após o pedágio de Vila Cristina, acessar a ERS-452 e passar por Vale Real, Feliz, Linha Nova, retornando à BR-116 em Picada Café e seguindo até Nova Petrópolis. Esse trajeto percorre cerca de 59 km.
4 - Por Linha Olinda
É o desvio mais curto (porém, é de chão) e está em bom estado desde sábado, quando foi liberado. Aumenta a viagem em cerca de 19 km. Seguindo de Caxias pela BR-116, logo após a Ponte do Rio Caí entre à direita para a localidade de Linha Temerária. Após passar pela sede social da localidade, haverá uma bifurcação: siga à esquerda. Em seguida, siga até Arroio Paixão (há placas), que leva a Linha Olinda.