O vaivém de carros e o barulho do trânsito que envolve diariamente a Rua Pinheiro Machado destoa da paz que reina na Casa Madre Teresa, situada na mesma rua, no bairro Lourdes, em Caxias do Sul. Dentro do local, a prece silenciosa é conforto a dezenas de homens e mulheres que recorrem ao serviço de solidariedade para saciar a fome, garantir uma peça de roupa em bom estado ou ainda obter medicação que está em falta em farmácias públicas. Outro item difícil de obter também é ofertado ali: compreensão. O serviço, oferecido por voluntários, é inspirado na bondade de Madre Teresa de Calcutá, religiosa que será canonizada neste domingo pelo Papa Francisco, no Vaticano. Pode- se dizer que o sonho da beata de diminuir a miséria é levado a sério por pelo menos duas centenas de voluntários caxienses.
– As pessoas chegam aqui buscando, principalmente, serem ouvidas – conta Celita Agostini Aver, voluntária há 15 anos.
O serviço da casa, que pode parecer tão modesto quanto sua estrutura, na verdade é capaz de mudar a realidade de pelo menos 1,8 mil pessoas a cada mês. A rede de solidariedade é mantida com doações e com verba da Catedral Diocesana. Os números impressionam: mensalmente, são distribuídas quase quatro toneladas de alimentos, 12 mil fraldas e centenas de peças de roupas. Grupos como soropositivos e gestantes recebem atendimento exclusivo. Mas não só eles: quem chega lá, obrigatoriamente, é acolhido individualmente. Passa por uma triagem que envolve conversa, abraço e encaminhamento para as principais necessidades. Nos casos em que há distribuição de cesta básica, a equipe vai até a casa da família conhecer a realidade e confirmar se aquele alimento fará, de fato, diferença. Não é só a garantia de que o alimento vai para as mãos certas: é uma visita de amigo.
– O serviço começou distribuindo sopas, e percebemos que a ideia não é oferecer coisas. É acolher e dar atenção, ajudar em absolutamente tudo o que for possível – afirma o pároco da paróquia Santa Teresa D’Avila, Oscar Chemello.
Religião
Voluntários de Caxias do Sul seguem ensinamentos de Madre Teresa de Calcutá, canonizada neste domingo
Ajuda a idosos, pobres, doentes e outros públicos é foco do trabalho
Raquel Fronza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project