Desde junho deste ano, a prefeitura de Caxias do Sul tenta transferir o ponto de táxi que ocupa a Rua Coronel Flores, na Estação Férrea, para a Rua Dr. Augusto Pestana. A medida é uma tentativa de coibir os estacionamentos irregulares e a baderna que toma conta do local, principalmente nas noites de sexta-feira e sábado. No último final de semana, o novo ponto, na Augusto, bem em frente à Secretaria Municipal da Cultura, já foi testado.
Leia mais:
Brechas na segurança dão espaço para criminosos atuarem na Estação Férrea, em Caxias do Sul
Segurança na Estação Férrea, em Caxias do Sul, não deve receber reforço
Conforme o chefe de gabinete da prefeitura, Paulo Dahmer, a medida teria sido aprovada pelos taxistas.
– Com a mudança, os táxis ficam em um único lugar, oferecendo mais qualidade no serviço, já que os clientes não precisam embarcar pelo meio da rua, correndo risco de serem atropelados. Sem contar que o ambiente fica mais organizado, facilitando na segurança da Estação Férrea – justifica Dahmer.
O projeto prevê ainda algumas alterações e melhorias, como a instalação de pilares, a colocação de correntes para demarcar o espaço e a contratação de uma pessoa que fará a organização do fluxo de entrada e saída dos táxis. Nesta primeira etapa, os veículos entram por um acesso e saem por outro, já em direção à Coronel Flores. A orientação da prefeitura é de que os taxistas utilizem apenas o novo ponto, que fica aberto nas sextas e sábados, a partir das 21h.
Em outra ocasião, a administração municipal já havia determinado que os taxistas ocupassem apenas o lado direito da Augusto Pestana. Porém, muitos não obedeceram a orientação e continuavam estacionando em fila dupla na Coronel Flores.
– Eles (os taxistas) diziam que muitos clientes não iam até o novo local por medo, já que o ponto era frequentado por flanelinhas e outro tipo de público (usuários de drogas). Agora, com o espaço mais organizado, eles parecem confiantes na mudança – confia Dahmer.
O Pioneiro tentou contato com o Sindicato dos Taxistas de Caxias do Sul, mas não obteve retorno até as 21h de segunda-feira.