A presidente afastada, Dilma Rousseff, deixou Brasília por volta das 15 horas desta sexta-feira, 1, rumo à capital gaúcha, para passar o fim de semana com a família. Ela não tem compromissos oficiais e, como de costume, vai aproveitar a passagem por Porto Alegre para descansar ao lado da filha, Paula Araújo, e dos netos, Gabriel e Guilherme, que moram na cidade.
Leia mais
"Governo Temer está mostrando a que veio", diz Dilma no Twitter
Dilma decide não depor na comissão do impeachment no Senado, diz jornal
Temer minimiza resultado ruim de pesquisa
Dilma também deverá usar o tempo na capital gaúcha para definir sua agenda dos próximos dias. Segundo interlocutores da presidente afastada, é praticamente certo que ela retomará as viagens em defesa do seu mandato já na semana que vem. Só falta decidir o destino. Na última quarta-feira duas antigas amigas de Dilma lançaram uma plataforma digital com o objetivo de arrecadar recursos para financiar os deslocamentos da petista.
O crowdfunding, ou "vaquinha virtual", foi um recurso encontrado para driblar a restrição imposta pelo governo do presidente em exercício, Michel Temer, que limitou o direito de Dilma de usar os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) ao trecho Brasília-Porto Alegre.
Até o fim da tarde desta sexta-feira, por volta das 18h15min, 7.205 pessoas haviam doado um total de R$ 490 mil por meio do site Catarse. O valor corresponde a 98% da meta inicial, de R$ 500 mil. As criadoras da plataforma – Guiomar Lopes e Celeste Martins – lutaram na ditadura militar ao lado de Dilma e afirmam que a ferramenta é a" continuidade da luta pela democracia".
Este é o terceiro fim de semana seguido que Dilma deixa o Palácio do Alvorada para descansar em Porto Alegre. O retorno para Brasília está previsto para domingo.
*Estadão Conteúdo