Estima-se que a área urbana de Caxias do Sul seja cortada por cerca de 40 quilômetros de rodovias estaduais e federais. Portanto, o uso dos faróis ligados durante o dia nas estradas, medida que será obrigatória a partir do próximo dia 8 de julho, deve causar bastante impacto na rotina dos caxienses _ que cruzam a BR-116 ou a Rota do Sol, dividida entre RSC-453 e ERS-122 _ para ir de um ponto a outro da cidade. Se quiserem evitar as multas, os motoristas terão de mudar o comportamento ao volante, alerta a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
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– Nós cobraremos o cumprimento da lei porque é um item obrigatório, e teremos muito trabalho. Se fôssemos multar hoje, precisaríamos notificar quase todos condutores. Ninguém utiliza – observa o comandante da unidade da PRF em Caxias, Alfonso Willembring Júnior.
As multas serão aplicadas ainda que o condutor seja flagrado trafegando por um acesso a um bairro via BR-116, por exemplo. Uma das condutoras que já mudou seus hábitos para evitar infrações é a professora Camila Regina Milani, de 26 anos. Desde que soube da exigência, há pouco menos de um mês, passou a fazer uso do acessório diariamente, desde as 6h30min, quando deixa o bairro Kayser e dirige até Forqueta para dar aula.
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Além de usar a ERS-122 para chegar até a localidade, Camila se dirige, no turno da tarde, até um colégio em Galópolis, distante cerca de 20 quilômetros. Desta vez, é a BR-116 que ela encara em quase meia hora de deslocamento. As curvas sinuosas e o fluxo intenso de caminhões exigem mais atenção no circuito, mas Camila afirma que o acessório se tornou aliado nos cuidados ao volante.
_ Depois que passei a usar o farol de forma contínua, senti mais visibilidade, principalmente na BR-116. Tem vezes que precisamos fazer alguma ultrapassagem mais difícil, e a luz permite enxergar melhor_ acredita.
Especialistas avaliam exigência
A serração e a neblina que costumam aparecer principalmente durante o inverno na Serra são fatores que podem causar acidentes graves, aponta o professor universitário e especialista em trânsito Juarez Martins Ribeiro. Enquanto o comandante da PRF, Alfonso Willembring Júnior, acredita que os condutores daqui não possuem o hábito de trafegar com o farol aceso durante o dia, o professor estima que grande parte dos motoristas já estejam acostumados, em função do clima da região.
– A questão climática da Serra influencia diretamente no fator atropelamento, e o farol facilita a visão dos pedestres também. Na nossa região, o uso é inquestionável e a exigência está atrasada _ justifica.
A exigência, porém, está longe de ser consenso. O advogado Joelci de Almeida, especialista em trânsito e acidentes e que integra a equipe da Secretaria Municipal de Trânsito, avalia que não há benefícios comprovados do uso do item, e que o uso contínuo pode caracterizar problemas para a manutenção dos carros, já que nem todos os automóveis foram fabricados há menos de 10 anos ou costumam ter faróis regulados corretamente.
– A claridade dificilmente traz benefícios diretos, ou você consegue olhar para o sol? Dos 92 milhões de veículos da frota brasileira, somente 10% sai de fábrica com dispositivo adequado para usar o farol por tanto tempo – alega.
O coordenador do curso de Engenharia Automotiva da UCS, professor Carlos Alberto Costa, discorda:
– O farol possui uma vida útil, que normalmente é estimada em horas de uso. Mas eles passaram a consumir cada vez menos energia. Hoje, são usadas luzes de LED que possuem um consumo muito menor e uma vida útil muito maior. Sem falar que os carros ficam com os faróis ligados quando o motor está ligado. Sendo assim, existe todo fornecimento de energia com base nos geradores internos, não deteriorando a bateria.
A LEGISLAÇÃO
COMO É ATUALMENTE
:: O uso de faróis durante o dia e à noite já é obrigatório para motos e ônibus, ao circularem em faixas próprias. Para os outros veículos, a obrigatoriedade é apenas durante a noite, em túneis ou nos casos de chuva, neblina e cerração.
O QUE MUDA
:: Com a lei, os veículos serão obrigados a trafegar com os faróis ligados durante o dia e à noite em todas as rodovias, inclusive as que cortam a área urbana da cidade.
QUANDO COMEÇA A VALER
:: No dia 8 de julho.
QUAL O VALOR DA MULTA
:: Descumprir a lei será infração média, sujeita a multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. No entanto, a partir de novembro, quem descumprir a lei terá um impacto maior no bolso, pois as multas serão reajustadas. No caso das infrações médias, o valor subira para R$ 130,16.