Quando Dom Paulo Moretto assumiu o papel de bispo coadjutor de Caxias do Sul em 1976, houve uma missa solene em sua homenagem na Catedral Diocesana. Com a presença de autoridades de 17 municípios, a cerimônia foi seguida de um almoço, servido no salão paroquial da Igreja de Lourdes. Hoje, 40 anos depois, Dom Paulo sentará à mesa para outra comemoração. Desta vez, será com menos pompa e com velhos amigos ocupando o lugar das autoridades em uma animada festa de aniversário. O almoço ocorrerá em uma chácara de Galópolis que ele chama de pequeno paraíso. No dia em que comemora 80 anos de vida e 55 de vida religiosa, Nei Paulo Moretto, bispo emérito da diocese de Caxias do Sul, manda um recado para quem sente saudade de ouvir seu tom de voz tranquilo nas tradicionais missas da Catedral:
– Saibam que vou bem. Não estou em uma fase que posso produzir muito mas, mesmo assim, posso dar muito de mim. Dar meu coração, minha estima, minha amizade. E principalmente minha compreensão.
A idade avançada acarreta algumas consequências não tão prazerosas, mas ele prefere driblá-las sem desânimo. Na romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, por exemplo, ele já confirmou presença. Diagnosticado em 2008 com uma vasculite crônica, uma deficiência na circulação sanguínea que atinge as extremidades do corpo e dificulta a cicatrização de machucados, Dom Paulo tem muita dificuldade para caminhar. É quando o fiel amigo, o dentista Airton Cadore, 55, entra em cena. Substituindo temporariamente o trabalho de uma cuidadora, Cadore coloca Dom Paulo em uma cadeira de rodas e sar com ele para passear. O bispo tem fascínio por flores, especialmente orquídeas, e por uma horta bastante recheada de radicci, sálvia e alecrim, entre outras especiarias. Gosta de ler e reza bastante, naturalmente. Nas terças-feiras à tarde, Dom Paulo é visto na Catedral ajudando os padres da paróquia no serviço das confissões.
–Na Catedral, atendo quem deseja conversar comigo. Meu serviço de bispo é esse, de poder conversar com as pessoas, de poder rezar por elas e por todos. Bispo é aquele que reza pelo povo – afirma.
E haja oração em meio a um período tão conturbado na economia e política do país.
– As mães me pedem que ore pelos filhos, para que consigam emprego, oportunidade de trabalhar. Este é um momento difícil, e o emprego faz a pessoa se sentir útil ao outro. Como eu me sinto – afirma.