A indicação do PTB para o Ministério do Trabalho do governo de Michel Temer causou racha entre os grupos de dois caciques do PTB: Jovair Arantes, relator do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara, e Roberto Jefferson, que reassumiu recentemente a presidência nacional do partido.Jovair, líder da bancada, bancou o nome de Ronaldo Nogueira (PTB-RS), parlamentar mais ligado ao baixo clero da Câmara.
Ele foi nesta quarta-feira ao Palácio do Jaburu para se encontrar com Temer e formalizar a indicação. Jefferson e a cúpula do partido entraram em estado de revolta. A vontade do presidente da sigla era nomear o deputado Benito Gama (PTB-BA), homem de confiança de Jefferson, considerado um parlamentar de mais estofo para assumir vaga no primeiro escalão do governo federal.
O nome de Nogueira foi definido em reunião na sede do PTB em Brasília, nesta quarta-feira, ao meio-dia. Jefferson esteve com Temer nesta semana, mas prevaleceu a indicação de Jovair, que assumiu o controle da bancada. Próximo de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Jovair deverá se lançar na eleição à presidência da Câmara, no início de 2017.
Leia mais:
AO VIVO: acompanhe a sessão que vota o afastamento de Dilma
Ministros terão de entrar em quarentena, mas continuarão com salários
Exército reforça segurança nas proximidades das residências oficiais em Brasília
A disputa entre Jovair e Jefferson começou quando Cunha ainda presidia a Câmara. O líder da bancada do PTB elaborou uma lista com três nomes para a Esplanada dos Ministérios: Nogueira, Alex Canziani (PTB-PR) e Nelson Marquezelli (PTB-SP). Jefferson soube, não gostou e acrescentou uma quarta opção: Benito Gama.Ao final, prevaleceu a influência de Jovair, que domina a maioria dos votos da bancada do PTB na Câmara.
No Congresso, a fidelidade dos aliados será fundamental para a aprovação de projetos na área econômica. No grupo de Jefferson, que recentemente obteve perdão da pena sofrida no caso do mensalão, a avaliação é de que Jovair está tomando o poder dentro do partido.
O grupo de Jefferson avalia se acata o nome de Nogueira ou se tenta forçar uma reviravolta. Deputados que estiveram na reunião do PTB dizem que o problema do grupo de Jefferson não é exatamente com Nogueira. A indicação prioritária de Jovair era Canziani, da sua confiança.
Neste caso, houve indignação geral porque Canziani já conseguiu postos importantes na Câmara pela proximidade com Jovair.- Canziani está sempre nas boquinhas – diz um parlamentar da sigla.A indicação de Nogueira foi uma tentativa de aplacar as resistências.
O fato de ele ser pastor chegou a causar preocupação. A ala de Jefferson, contudo, revela inconformidade. A reportagem tentou contatar o deputado gaúcho, mas ele não retornou.