Uma cavalgada com saída de São Marcos e previsão de chegada por volta de 18h30min abre, nesta sexta-feira, a Festa do Divino Espírito Santo em Criúva. A festa segue até dia 15 de maio.
A concentração dos cavalarianos ocorre em frente ao piquete de laçadores no centro de São Marcos, com previsão de saída por volta de 15h. De lá eles seguem em direção à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Criúva, distrito de Caxias do Sul. A programação se concentra no salão da igreja.
Neste ano, cerca de 180 pessoas participam da organização. A programação inclui farta gastronomia, música e, é claro, ritos religiosos dedicados ao Divino Espírito Santo, como hasteamento da bandeira e novenas. Há atrações programadas durante todos os dias da próxima.
O grande momento é esperado para o último dia de festa, domingo da semana que vem, dia 15. Nesse dia haverá missa solene e procissão com o esplendor do Divino.Um dos festeiros, Lauri Zanella, 50 anos, acredita que a celebração do Divino em Criúva seja uma das maiores do Brasil.
– A festa veio de Portugal. Em Criúva ela existe há uns 100 anos, mas cresceu de 1978 para cá. A festa é muito linda, todos deveriam participar – lembra ele, que é morador de São Marcos e pela primeira vez trabalha pelo evento de Criúva.
A cada ano, cerca de 3 mil fieis e turistas e prestigiam a celebração. Neste ano, o tema é Celebrar a esperança no cuidado da casa comum. A festa tem com o apoio da prefeitura de Caxias.
Programe-se
Sexta-feira
:: 18h30min: levantamento do mastro e hasteamento da bandeira do Divino Espírito Santo, depois da cavalgada.
:: 19h30min: novena dedicada a antigos festeiros, capitães do mastro, aias, imperadores, festeiras de honra e mordomos.
:: jantar com sopa de agnoline, galeto, churrasco, maionese, salada, pão e vinho. O ingresso custa R$ 30 para adultos e R$ 20 para crianças.
:: música: Grupo Canto Charrua