Nem mesmo a chuva forte que caía no começo da manhã desta segunda-feira serviu para intimidar os centenas de caxienses que se encaminharam aos postos de saúde para a vacinação contra a Gripe A. É o primeiro dia da campanha na rede pública, que tem a metade de aplicar a medicação em 115 mil caxienses durante a 18ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Houve registro de filas nas unidades do Esplanada, São Caetano, Cinquentenário e no Centro de Saúde.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Os postos de saúde abrem as portas habitualmente às 8h, mas teve gente que decidiu amanhecer na fila. Era o caso de moradores dos bairros Esplanada e São Leopoldo, que reuniram pacientes desde às 5h30min. Eles esperavam do lado de fora da UBS, expondo-se à chuva e temperatura que registrava amenos 15ºC. Ainda que a orientação das equipes médicas fosse de não ir para fila durante a madrugada, houve quem preferiu não arriscar.
- Já é o nono ano que eu me vacino, e sempre chego cedo. Minha neta de três anos também vai ser vacinada comigo. Não podemos ficar sem - conta Élbio, primeiro a chegar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Leopoldo, às 5h30min.
Às 7h15min, cerca de 70 pessoas abrigavam-se sobre parte do telhado do posto de saúde São Leopoldo. A aplicação das vacinas estava prevista para começar em torno de 8h30min. No Esplanada, a primeira paciente chegou 6h15: a idosa Orfila Jordão, 71 anos, que é asmática e quis garantir a medicação.
- Meu filho me avisou que começaria hoje e vim cedo pra cá - diz.
Cenário diferente do Esplanada e São Leopoldo, a UBS do bairro Mariani registrava apenas quatro atendimentos até 8h30min. Não havia fila, o que fez com que a pequena Ana Luíza Santos, de quatro anos, recebesse a medicação em poucos minutos de espera.
- Foi bem tranquilo, não nos incomodamos com nada - disse o empresário David Santos, pai da pequena, que também recebeu a dose por ser asmático.
As UBSs receberam as doses na semana passada. São do tipo trivalente, ou seja, imunizam contra H1N1 e H3N2 e uma cepa da Influenza B. Na rede particular, quando há vacinas, são oferecidas doses tetravalentes, que protegem contra mais uma cepa da Influenza B. A quantidade de doses que cada UBS recebeu é equivalente ao número de pacientes que atende. O Cinquentenário, por exemplo, recebeu 1,7 mil doses.
A procura intensa pela vacinação na rede pública é semelhante da rede privada. Na sexta-feira, esgotaram-se as mais de mil senhas da Medicina Preventiva da Unimed em poucas horas. Não há informação de clínicas particulares na cidade que tenham estoque da vacina. Até agora, foram 12 mortes por H1N1 no Estado. Dois na Serra Gaúcha: um ocorreu com moradora de Vacaria e outro com homem de Flores da Cunha, que morreu em um hospital de Caxias.
Os grupos de risco
:: Pessoas com mais de 60 anos;
:: Crianças de seis meses até cinco anos incompletos;
:: Gestantes;
:: Mulheres até 45 dias do pós-parto
:: Trabalhadores de saúde
:: Indígenas
:: Portadores de doenças crônicas não transmissíveis