A primeira morte por gripe A na Serra foi confirmada no final desta terça-feira. A vítima foi um homem de 64 anos, morador de Flores da Cunha, que estava internado no hospital da Unimed de Caxias do Sul. Ele morreu no final de março. O resultado do exame, que veio do Laboratório Central do Estado (Lacen), ficou pronto nesta semana. A vítima pertencia ao grupo de risco, era diabética e tinhas problemas do coração. O caso deve entrar no boletim divulgado na quarta-feira de casos de todo o Estado. Até então, o Rio Grande do Sul tinha duas mortes na região metropolitana de Porto Alegre.
Primeiro dia de vacina contra a gripe A leva centenas às clínicas de Caxias do Sul
A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) aguarda também o resultados de outra morte suspeita de gripe. É um caminhoneiro da cidade de Quitandinha, no Paraná, que foi internado no domingo no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, e morreu nesta terça-feira. Os casos na Serra reforçam o alerta para a prevenção.
- O alerta continua sendo a prevenção, lavar mãos, não ficar em locais aglomerados, tratar a síndrome gripal em casa. E usar o Tamiflu, que está à disposição na assistência farmacêutica da coordenadoria para os municípios buscarem e distribuírem nos postos - orienta Ana Maria Rocha, coordenadora da vigilância epidemiológica da CRS.
A vacinação nos postos de saúde do Estado começa no dia 25 de abril.