Apesar da promessa de começo das obras em março, burocracias ainda travam a construção da nova rótula da Telasul. O pontapé inicial depende de licenciamento ambiental. A expectativa é de que a licença seja emitida nesta terça-feira, pela prefeitura de Garibaldi.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Segundo o prefeito da cidade, Antonio Cettolin, o pedido foi protocolado na véspera do feriado de Páscoa. Documentação complementar foi exigida e entregue na sexta-feira da semana passada.
- É prioridade, queremos fazer isso andar. Lutamos muito por essa obra, não vai ser Garibaldi que vai dificultar - aponta o prefeito, acrescentando que um acordo possibilitou que a prefeitura emitisse a licença, já que rótula ocupará o leito da BR-470, que é federal.
Além disso, o aditivo de pouco mais de R$ 6 milhões para a execução dos trabalhos ainda tramita na superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul. Segundo o supervisor regional do DNIT, Adalberto Jurach, a obra poderá ser iniciada se o repasse do valor for confirmado.
A rótula será construída na intersecção da BR-470 com a RSC-453, ponto que fica em Garibaldi. Segundo Jurach, a expectativa é de que nesta semana um cronograma com a previsão de início dos trabalhos seja apresentado pela Construtora Centro-Leste, que executará a obra. A empresa é a mesma que detém o contrato de manutenção da BR-470.
A construção de uma rótula na Telasul é reivindicação antiga de motoristas e empresários da Serra Gaúcha. O ponto é rota frequente de caminhões que transportam matéria-prima e produção da região, além de veículos leves e ônibus, inclusive com estudantes. No final do ano passado, o superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, confirmou a construção da rotatória. O Ministério dos Transportes, no entanto, prefere a obra definitiva: viadutos.
De acordo Jurach, o projeto foi adaptado para que a rotatória seja aproveitada quando a obra de viadutos sair do papel.
Mobilidade
Licença ambiental para rótula da Telasul pode sair nesta terça-feira, em Garibaldi
Previsão inicial era de iniciar a obra em março
GZH faz parte do The Trust Project