A fabricação de chocolates artesanais de Gramado se consolida como o carro-chefe da economia local, sendo o produto mais vendido e consumido no município, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. Mesmo diante do cenário econômico que acumula desligamentos e retração em quase todos os setores da indústria, comércio e serviços, a produção de chocolate ainda impulsiona o comércio local: empresas do ramo aceleram a produção desde janeiro, ampliando o número de contratações, e estimam vendas 15% maiores do que na Páscoa passada.
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São pelo menos 30 fabricantes do doce em Gramado, e o número de lojas ultrapassa as 100. De acordo com a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, este é o fim de semana de maior movimentação do ano: em 2015, 53 mil veículos circularam pela cidade. A expectativa é que nem a previsão de tempo chuvoso afaste o movimento, segundo Rosa, e atraia pelo menos 200 mil pessoas.
- O turismo está bastante aquecido com a alta do dólar, e percebemos uma verdadeira invasão de uruguaios. Para eles, nossos preços estão ainda mais acessíveis. Na nossa indústria, não existe retração - afirma Rosa.
Quem comprova esse cenário positivo na fabricação de chocolate é a Florybal, fabricante com 25 anos de história e que administra pelo menos oito lojas na Região das Hortênsias. Por lá, o término da produção da linha de Natal já implica em planejamento para a Páscoa. Desde o fim do ano passado, portanto, o turno da noite foi implementado, com pelo menos acréscimo de 20 funcionários que trabalham até a meia-noite, totalizando 60 trabalhadores. Com produção de seis toneladas de chocolate por dia, a Florybal identifica que barrinhas de chocolate e bombons são os produtos que mais são comercializados por ter apelo de consumo diário - por isso, apresentam mais de 30 sabores. Para a produção de Páscoa, a estratégia foi reduzir a gramatura dos ovos, mas sem deixar de inovar nos sabores e em linhas que privilegiem o consumidor com restrições alimentares.
- Notamos que o consumo de Páscoa reduziu de 450 gramas por pessoa para 250 gramas, por exemplo - afirma a gerente de marketing, Adriana Rambo.
A vendedora Laurene Lorrane dos Santos Gomes, de Anicuns, Goiás, comprava nesta semana, na fábrica, três cestas de Páscoa para presentear a família, e comemorava o preço dos chocolates, com ovos a partir de R$ 12. O diretor da Florybal, Valdir Cardoso, afirma que o acesso do produto ao consumidor cresceu em função da concorrência.
- Nosso foco é oferecer um produto de qualidade a um preço acessível, com novidades porque o mercado muda muito rápido - avalia.
Experiência e sabor no mercado
Estratégias para as vendas crescerem em meio à crise não faltam. A Caracol Chocolates comemora o primeiro ano do atrativo Faça Seu Chocolate, que permite o visitante a experiência de produzir o doce e levá-lo para consumir ou presentear. As etapas são distintas: o consumidor escolhe a forma plástica, personaliza o chocolate com recheio e cobertura de sua preferência e o entrega para o túnel de resfriamento. O processo leva pouco mais de 20 minutos - tempo necessário para que o chocolate endureça - e custa R$ 20. A iniciativa surgiu para inovar diante da crise, afirma Juliane Kilp, do receptivo da Caracol. Além deste atrativo, o incremento nos lançamentos chama a atenção: ovo com 85% de cacau e com caviar de chocolate, ovo feito com sementes de chia, com cranberry ou amendôas, integrando a mescla de alimentos funcionais misturados com chocolate.
CURIOSIDADES*
:: A Florybal cria um turno à noite durante os meses que antecede a Páscoa. São 60 pessoas ao todo, com 20 novas vagas criadas;
:: A produção média da empresa é de 6 toneladas de chocolate por dia. No período que antecede a Páscoa, o número chega a 8 toneladas;
:: O tipo de chocolate mais consumido é a especialidade ao leite;
:: Barrinhas e bombons são os produtos mais comprados por serem de consumo diário;
:: O processo produtivo de chocolate consiste em pelo menos cinco etapas;
:: A produção dos sabores de chocolate começam em sete tanques que separam sabores como chocolate ao leite, branco, entre outros;
:: A fórmula do chocolate branco é leite em pó desnatado ou integral, manteiga de cacau, açúcar, chocolate e emulsificantes;
:: Drágeas, as bolinhas de chocolates, também são atrativos para vendas: são cerca de 600 quilos diários de produção;
:: O procedimento de aquecimento do chocolate ocorre a uma temperatura de 29º, e o resfriamento em espaços com temperatura de 7º;
:: São embaladas 140 bombons por minuto em aparelhos eletrônicos;
:: Um bombom pode levar até dois dias para ficar pronto, já que consiste nas etapas de resfriamento e o ovo de Páscoa até três dias;
:: A produção dos mini-ovos de Páscoa impressiona: são feitos 2 milhões de ovinhos que pesam 13 gramas.
* Fonte: Rafael Penedas, gerente de produção e Adriana Rambo, gerente de marketing