A fabricação de chocolates artesanais de Gramado se consolida como o carro-chefe da economia local, sendo o produto mais vendido e consumido no município, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. Mesmo diante do cenário econômico que acumula desligamentos e retração em quase todos os setores da indústria, comércio e serviços, a produção de chocolate ainda impulsiona o comércio local: empresas do ramo aceleram a produção desde janeiro, ampliando o número de contratações, e estimam vendas 15% maiores do que na Páscoa passada.
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São pelo menos 30 fabricantes do doce em Gramado, e o número de lojas ultrapassa as 100. De acordo com a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, este é o fim de semana de maior movimentação do ano: em 2015, 53 mil veículos circularam pela cidade. A expectativa é que nem a previsão de tempo chuvoso afaste o movimento, segundo Rosa, e atraia pelo menos 200 mil pessoas.
- O turismo está bastante aquecido com a alta do dólar, e percebemos uma verdadeira invasão de uruguaios. Para eles, nossos preços estão ainda mais acessíveis. Na nossa indústria, não existe retração - afirma Rosa.
Quem comprova esse cenário positivo na fabricação de chocolate é a Florybal, fabricante com 25 anos de história e que administra pelo menos oito lojas na Região das Hortênsias. Por lá, o término da produção da linha de Natal já implica em planejamento para a Páscoa. Desde o fim do ano passado, portanto, o turno da noite foi implementado, com pelo menos acréscimo de 20 funcionários que trabalham até a meia-noite, totalizando 60 trabalhadores. Com produção de seis toneladas de chocolate por dia, a Florybal identifica que barrinhas de chocolate e bombons são os produtos que mais são comercializados por ter apelo de consumo diário - por isso, apresentam mais de 30 sabores. Para a produção de Páscoa, a estratégia foi reduzir a gramatura dos ovos, mas sem deixar de inovar nos sabores e em linhas que privilegiem o consumidor com restrições alimentares.
- Notamos que o consumo de Páscoa reduziu de 450 gramas por pessoa para 250 gramas, por exemplo - afirma a gerente de marketing, Adriana Rambo.
A vendedora Laurene Lorrane dos Santos Gomes, de Anicuns, Goiás, comprava nesta semana, na fábrica, três cestas de Páscoa para presentear a família, e comemorava o preço dos chocolates, com ovos a partir de R$ 12. O diretor da Florybal, Valdir Cardoso, afirma que o acesso do produto ao consumidor cresceu em função da concorrência.
- Nosso foco é oferecer um produto de qualidade a um preço acessível, com novidades porque o mercado muda muito rápido - avalia.
Turismo e economia
Produção de chocolate artesanal em Gramado deve subir 15% para esta Páscoa
São 30 fabricantes do doce na cidade, e fim de semana deve receber mais de 200 mil pessoas
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