A ordem de início das obras da nova adutora do Sistema Marrecas será assinada nesta quarta-feira pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a prefeitura de Caxias do Sul. Uma vez concluída, a obra deve ampliar a oferta de água na região de Ana Rech, cujo crescimento populacional intenso dos últimos anos aumentou a demanda por água, além de possibilitar a desativação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ana Rech, que hoje abastece a região pelo Sistema Faxinal.
O projeto prevê a implantação de cerca de sete quilômetros de rede, o que demandará um prazo de execução entre seis e oito meses. A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). O investimento será de aproximadamente R$ 1,6 milhão.
A nova adutora irá beneficiar mais de 10 mil famílias dos bairros Alpes Verdes, Ana Rech, Brasília, Castelo (parte), Jardim Adorado, Jardim da Colina, Jardim do Lago, Jardim Eldorado, Jardim Iracema, loteamentos Solar do Prado, Vila Alpina e Vista do Sol, Marianinha de Queiróz, Parada Cristal, Santa Rita, Santo Antônio, São Geraldo, Vila Borghese, Vila Pinheiro, Vila Primavera e Santa Bárbara.