Março deve marcar o início de obras em três dos 16 pontos críticos da Rota do Sol, conhecidos por serem alguns dos mais perigosos da rodovia. Um deles é o acesso ao bairro Santa Fé, em frente ao Posto São Luiz, que receberá uma rotatória fechada alongada, em um trabalho capitaneado pelo município. O orçamento ainda está sendo fechado, mas a expectativa é de que sejam investidos R$ 2,6 milhões, com começo das obras, a serem executadas pela Codeca, nas próximas semanas e prazo de conclusão de seis meses.
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Além disso, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) anunciou recentemente a implantação de duas lombadas eletrônicas na rodovia, uma no acesso ao bairro Cidade Industrial e outra no acesso ao bairro São Ciro II, que igualmente integram a lista de pontos nos quais, desde 2013, o Ministério Público (MP) exige melhorias. Inicialmente, foi divulgado que a instalação ocorreria em março, porém a data exata da implantação não foi informada porque ainda estão sendo feitos a análise e o parecer técnico dos engenheiros.
Dos pontos restantes, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) tem planos funcionais _ uma espécie de anteprojeto _ para outros dois: a interseção com a Estrada Atílio Andreazza e o acesso ao Travessão Leopoldina, no bairro Serrano.
- Eles são um equipamento viário único e, em ambos, planejamos construir um refúgio central com canteiro - explica o titular da SMTTM, Manoel Marrachinho.
A finalização desse planejamento, entretanto, deve aguardar o término das obras do trevo do Santa Fé, e o secretário prefere ser realista quanto a prazos:
- Os projetos saem este ano, mas as obras provavelmente só ano que vem, por causa dos custos. Embora sejam obras menores (que a do trevo), também é um investimento grande.
Uma vez feitas essas intervenções, Marrachinho crê que estarão resolvidos grande parte dos problemas relacionados ao trecho urbano da Rota do Sol. Ele lembra que o acesso ao São Ciro II já possui lombadas físicas (embora concorde que as eletrônicas, a serem instaladas, são mais eficientes) e que o acesso a Monte Bérico recebeu um conjunto de semáforos. Neste último, acredita que não são necessárias outras intervenções:
- A questão ali era de acidentes na travessia da rodovia, e isso foi resolvido. Por um bom tempo, não precisa fazer mais nada.
O Daer também salienta que, nesse trecho, a ocorrência de acidentes foi solucionada.
OS PONTOS*
Ponto 1 - Acesso ao Distrito Industrial / Cidade Industrial
36 acidentes / 1 morto / 16 feridos
Ponto 2 - Acesso ao bairro Cidade Nova
24 acidentes / 1 morto / 14 feridos
Ponto 3 - Acesso a Monte Bérico
75 acidentes / 3 morto / 32 feridos
Ponto 4 - Acesso aos Pavilhões da Festa da Uva
47 acidentes / 1 morto / 32 feridos
Ponto 5 - Acesso ao bairro Santa Fé / Codeca / Posto São Luiz
110 acidentes / 1 morto / 53 feridos
Ponto 6 - Acesso ao bairro Santa Fé / Av. Mário Lopes
23 acidentes / 2 mortos / 17 feridos
Ponto 7 - Acesso à Atílio Andreazza
15 acidentes / 1 morto / 9 feridos
Ponto 8 - Acesso ao Travessão Leopoldina
29 acidentes / 0 morto / 16 feridos
Ponto 9 - Acesso ao bairro São Ciro
42 acidentes / 2 mortos / 22 feridos
Ponto 10 - Interseção com a Rua Sétimo Menegotto e Líbera Boff, no Jardim das Hortênsias
35 acidentes / 0 morto / 11 feridos
Ponto 11 - Interseção com a Rua Zeferino Freitas / acesso Empresa Mundial
21 acidentes / 1 morto / 12 feridos
Ponto 12 - Interseção de acesso a Santo Homo Bom
14 acidentes / 0 morto / 14 feridos
Ponto 13 - Interseção de acesso a São Braz
13 acidentes / 0 morto / 10 feridos
Ponto 14 - Interseção de acesso a Fazenda Souza
34 acidentes / 2 mortos / 17 feridos
Ponto 15 - Interseção de acesso a Vila Seca (Acesso I - Km 164,45)
17 acidentes / 1 morto / 13 feridos
Ponto 16 - Interseção de acesso a Vila Seca (Acesso II - Km 165)
21 acidentes / 0 morto / 5 feridos
* Dados de acidentes no período de 1º/01/2013 a 04/03/2016
Trânsito
Março deve marcar o início de obras em três dos 16 pontos críticos da Rota do Sol
Um deles é o acesso ao bairro Santa Fé, em frente ao Posto São Luiz
Maristela Scheuer Deves
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