Ao mesmo tempo em que a prefeitura quer incentivar o uso do transporte coletivo, surge um debate que parece contrariar tal objetivo: a redução dos itinerários nos bairros. A sugestão, que ainda está no campo da discussão, é limitar a circulação dos ônibus às ruas principais de cada comunidade. A medida diminuiria a quantidade de paradas e exigiria que as pessoas caminhassem mais para embarcar num ônibus.
O prefeito Alceu Barbosa Velho introduziu o assunto durante a apresentação dos novos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias), na semana passada.
- Precisamos parar com essa cultura de querer que o ônibus pare na porta da nossa casa - sentenciou Alceu.
É opinião compartilhada pelo diretor-superintendente da Visate, Fernando Ribeiro, que considera a possibilidade um fator determinante para diminuir a espera nos pontos de embarque e ampliar a frequência das linhas, já que os coletivos sairiam e retornariam ao bairro muito mais rápido. A inspiração para a mudança vem de outros países, caso de Barcelona, na Espanha, que restringe o transporte coletivo para as vias principais.
Não será fácil, contudo, convencer líderes comunitários e a população, pois a luta sempre foi pela aproximação do ônibus ao local de trabalho ou de casa. Tania Menezes, diretora do departamento de mobilidade da União das Associações dos Bairros (UAB), vê a alternativa com desconfiança. Para ela, não se pode retirar direitos que os passageiros já conquistaram.
A possível alteração, que deve pautar futuras discussões nas comunidades, é amenizada pelo secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade e também presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Manoel Marrachinho. Segundo ele, esse é um debate que tem foco no futuro da mobilidade urbana.
O secretário, porém, garante que a mudança não será uma ação a curto prazo.
Transporte
Itinerários de ônibus podem ser reduzidos em bairros de Caxias do Sul
Assunto entra em pauta com a promessa de aumentar frequência e diminuir atrasos
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