Desde o dia 22 de fevereiro, estudantes da rede estadual que moram na Linha 40, em Caxias do Sul, estão faltando aulas porque a Expresso Caxiense deixou de realizar o percurso. A alegação é de que o transporte não é viável economicamente, já que a quilometragem percorrida e o número de passageiros diários não cobre as despesas. A estimativa é de que cerca de 25 pessoas utilizassem o transporte neste horário.
- Não vamos deixar de atender aquela população, é um cancelamento temporário da linha, que era estudantil. Estamos estudando um novo projeto, para que um ônibus que já vem de Flores da Cunha possa transportar esses estudantes até as escolas em Caxias. Com essa nova configuração, se aprovada pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), poderemos transportar até 45 pessoas, entre estudantes e público em geral, o que torna a viagem viável - esclarece o gerente operacional da Expresso Caxiense, Milton Félix dos Santos.
O projeto para o novo caminho do ônibus que passa pela Linha 40 está em negociação, de acordo com Santos, mas ainda não há um prazo para que o veículo volte a transportar os estudantes. Em função da mudança da quilometragem, o gerente também não sabe informar se o preço da passagem será reajustado:
- A intenção é que até essa sexta tudo seja resolvido, mas aguardamos um ok da Metroplan. Quanto ao valor, ainda não temos nada fechado, mas acredito que não terá grande diferença. O cancelamento temporário da linha foi comunicado, no início de fevereiro, à Metroplan e aos usuários. Um cartaz foi colado nos ônibus também, então não é novidade para ninguém.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Alunas do 2ª ano do ensino médio da Escola Estadual Santa Catarina, Gabrieli Tochetto, Andressa Eberle e Milene Rossi, todas com 15 anos, contam com a carona dos pais para conseguirem estudar. Mas elas dizem que muitos colegas estão deixando de ir para o colégio, já que não podem contar com o ônibus.
- Estamos dando um jeito, todo mundo se ajudando. É muito ruim, mas já chegamos a ir com seis estudantes dentro do carro, com a intenção de fazer todo mundo chegar nas aulas. Na parte da manhã, esse ônibus vai sempre lotado, seja com alunos ou trabalhadores. Não entendemos o motivo da retirada da linha - diz o pai de Gabrieli, Dirceu Tochetto.
A secretária da educação Marléa Ramos Alves esclarece que o Daer comunicou a prefeitura sobre o cancelamento dessa linha da Expresso Caxiense no dia 11 de fevereiro. A partir desta data, a administração municipal cancelou a compra da passagem aos estudantes. Se uma nova linha for aprovada e voltar a passar pelo trecho, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) avaliará novamente a situação.
- As passagens só são compradas pela prefeitura para linhas de concessões intermunicipais, então tudo será estudado. A Visate também está com um ônibus na região, então também será preciso ver se esses alunos não podem ser contemplados com esse serviço.
Educação
Estudantes da Linha 40, em Caxias, estão faltando aulas em função da falta de transporte
A Expresso Caxiense deixou de realizar o percurso, mas afirma que já negocia o retorno do serviço para os próximos dias
GZH faz parte do The Trust Project