Nem de longe a crise econômica e política que o país atravessa, afetando diretamente a economia de Caxias, fez a comissão organizadora da Festa da Uva cogitar o cancelamento da 31ª edição do evento, que se inicia no próximo dia 18. Nem mesmo a quebra na safra de uva, que se confirmou a pior dos últimos 70 anos, fez os organizadores titubearem sobre o tamanho da festa ou sobre a tradicional distribuição da uva nos pavilhões e nos desfiles. A grandiosidade da festa e a fartura da fruta estão garantidas. Afinal, a Festa da Uva nasceu alicerçada no espírito empreendedor e trabalhador do povo daqui.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A inspiração para seguir em frente, apesar das adversidades, é histórica. Na década de 1930, a Festa da Uva foi fundada diante da quebra da bolsa de valores de Nova York, que provocou oscilações de miséria ao redor do mundo e ocasionou rescaldos de dificuldades de empréstimos e queda na produção industrial na Serra. No entanto, o que deveria inibir ideias criativas e ocasionar um ambiente de desolação, serviu como estímulo para o luso-brasileiro Joaquim Pedro Lisboa organizar uma atração que ensinasse os colonos a substituir a uva Isabel por linhagens mais nobres. A atitude soou simpática aos Irmãos Maristas de Garibaldi, que participaram da mostra com acervo de variedades, ao lado de Celeste Gobbato, diretor da Estação Experimental de Enologia e Viticultura. Foi em 1931 a primeira exposição, bem em frente ao Recreio da Juventude, onde era explicado aos agricultores de forma bastante didática por que era hora de profissionalizar seus negócios.
- É desencadeada pelos intelectuais uma campanha que afirma que é preciso elevar o nível do produto. A década de 30 mostra que bom vinho se faz com boa uva e não com bastante uva, como é o caso da nossa honradíssima 'Isabelona'. Eles precisavam desta explicação porque na Itália apenas plantavam as videiras para os patrões, sequer tomavam o vinho que produziam - pontua a historiadora Cleodes Piazza.
Entenda o que muda no acesso para carros aos Pavilhões
Problemas com a safra de uva de 2015 têm reflexo na 31ª Festa da Uva
Festa da Uva de Caxias pagará R$ 3 pelo quilo da uva
Esse seminário embrionário, com caráter meramente educativo, evoluiu no ano seguinte para uma festa para exibir o que se produz em Caxias do Sul e quem são, de fato, seus moradores. O formato criado nos anos 1930 e consolidado nos anos 1990, com implantação de uma comissão comunitária e de atrações que remontam à imigração italiana, ainda é mantido. Por isso, mesmo após um ano que Caxias fecha 14 mil postos de trabalho, a Festa precisa acontecer _ para mostrar quem somos, o que fazemos e o que sonhamos, como aponta uma das maiores estudiosas do assunto, professora Cleodes:
- Vivemos momentos econômicos tensos, mas, ainda assim, é possível celebrar. É preciso celebrar. A pausa é necessária, o domingo é giorno de festa, é dia de nos mostrarmos.
E mesmo antes de os portões se abrirem, os organizadores da Festa da Uva 2016 já tinham motivo para celebrar. A equipe comercial entrou o ano com todos os 460 espaços comercializados e lista de espera para expositores, situação atípica para um período que amarga demissões em massa, empresas fechando e investidores com pé no freio.
Celebração
Inspiração para quem empreende hoje, Festa da Uva surgiu em 1931 justamente para melhorar os negócios
Nem de longe a crise econômica e política que o país atravessa fez a comissão organizadora cogitar o cancelamento da 31ª edição do evento
GZH faz parte do The Trust Project