Um verdadeiro batalhão de voluntários é responsável por fazer a magia acontecer na Plácido de Castro, no desfile cênico musical da Festa da Uva, com a missão de encantar os cerca de 17 mil espectadores previstos para cada uma das oito noites. Até agora, estima-se que sejam 1384 figurantes, 200 músicos e cantores e outras 500 pessoas envolvidas na organização. Os figurantes envolverão os nove carros alegóricos - e a comissão prefere não intitula-los de figurantes e sim artistas, já que todas as cenas contemplam coreografia.
A história da Festa da Uva promete estar espalhada em um pouquinho de cada um dos nove carros alegóricos, mas em um deles, em especial, estará em evidência. Isto porque a sétima alegoria, chamada de Intérpretes da Cultura da Festa da Uva, presta homenagem a sete importantes personagens que contribuíram para a consolidação da Festa nestes 85 anos de existência. São intelectuais e estudiosos que ajudaram também a promover a Festa em livros e registros históricos. Destes sete nomes, três foram convidados a desfilar.
A professora e doutora em Educação Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro, o escritor e professor José Clemente Pozenato, autor do enredo do espetáculo Som e Luz, e o jornalista e cartunista Carlos Henrique Iotti, autor do caricato Radicci. Pozenato e Cleodes são considerados dois dos maiores estudiosos da Festa da Uva, e posicionaram-se contra a mudança do desfile da Sinimbu para a Plácido durante toda a discussão, que levou pelo menos sete meses de 2015. Mas nem mesmo a falta de consenso entre prefeitura e os dois professores serviu como empecilho para que tenham sua contribuição valorizada no espetáculo preparado pela Festa da Uva.
- A Cleodes é nossa rainha da Festa da Uva - derretia-se o presidente Edson Néspolo sobre o convite.
Cleodes e Pozenato confirmaram participação nas apresentações de abertura e encerramento, dos dias 18 e 6 de março. Os dois não disfarçavam a emoção em evento na manhã desta quinta-feira, na Maesa.
- O corso alegórico é a síntese da história e das conquistas dos celebrantes da Festa da Uva - resumiu Cleodes.
- É importante porque rememoramos a Festa e os 20 anos do filme do Quatrilho. Aceitei na hora o convite - lembra Pozenato.
Iotti agradeceu o convite, mas trabalhará nas noites do desfile.
Celebração
Ícones da história da Festa da Uva desfilarão em carro alegórico na Rua Plácido de Castro
A história da Festa da Uva promete estar espalhada em um pouquinho de cada um dos nove carros alegóricos
GZH faz parte do The Trust Project