Devotos da santa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Nova Prata, têm uma tradição curiosa de propagação da fé. Há cerca de 20 anos, uma vez por ano, eles lançam pelos ares, com balões de gás hélio, a imagem, impressa em papel, da santa. A cidade da Serra, segundo o Censo de 2022, tem 25.692 habitantes, sendo que 80 deles são devotos da santa, que teve sua devoção iniciada em 1914, na Alemanha.
Neste ano, a tradição ganhou destaque porque a imagem, lançada no dia 19 de outubro de 2018, em Nova Prata, foi encontrada no início de novembro no município de Santa Cecília do Sul, no norte do Estado, a 112 km do ponto de saída, por trabalhadores da propriedade de Jusene Peruzzo. Eles avistaram um objeto branco (a imagem), uma oração e a data de 2018, em meio ao terreno enquanto operavam uma máquina.
A imagem santa alemã Mãe Rainha, também conhecida como Mãe Peregrina, é lançada anualmente, mas há anos ela não era encontrada após o lançamento, segundo as pioneiras da tradição, Clóris Aparecida Lenzi da Fonseca, 75 anos, e a mãe, Nerry, 96.
Nadia Colao Merlo, 72, outra devota, conta que o grupo, sem receber notícias das imagens há anos, estava desmotivado, mas agora se encheu de esperança e vai seguir com os lançamentos da santa:
— Não é barato lançar, fazemos com nossos recursos. Agora vamos seguir lançando, independentemente do que precisar fazer para conseguirmos recursos.
De onde veio a ideia de lançar a imagem da santa
As irmãs devotas Rosângela, 69, e Ana Clara Lazzari Lorenzini, 73, contam que a ideia de lançar a imagem da santa de Nova Prata com balões é inspirada em uma ação similar que ocorreu em Córdoba, na Argentina, na década de 1990. O balão com o desenho de Mãe Rainha que foi lançado de lá chegou até Melo, cidade do Uruguai, distante mais de mil quilômetros. A família que a localizou criou um oratório no local, que hoje é ponto turístico naquela região.
Uma integrante desta família, que achou a imagem no Uruguai, Carmem Cherubini, mora atualmente em Nova Prata. E foi ela que sugeriu a ideia de lançar a santa da cidade da Serra.
Desde 2004, quatro imagens foram encontradas
A imagem de Mãe Rainha é lançada em Nova Prata todos os anos, na segunda quinzena de outubro, depois de uma missa realizada no oratório da santa, construído nas margens da BR-470, na estrada Buarque de Macedo, entre o centro da cidade e o bairro Rio Branco, em direção a André da Rocha. O papel, uma folha de tamanho A4, tem a imagem, a oração da santa e contatos telefônicos das organizadoras do grupo.
A iniciativa ocorre desde 2004 e, até agora, o grupo recebeu o retorno do paradeiro de quatro imagens. Os devotos não lembram dos anos, só que a primeira delas foi encontrada três horas após o lançamento, na Vila Segredo, em Ipê. Depois, outros retornos foram das cidades de Vacaria, Lages e, agora, em Santa Cecília.
Oratório em Nova Prata existe desde 2002
O movimento de devoção a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Nova Prata, começou com Nerry. Quando ela tinha 60 anos, conta que viajou para Santa Cruz do Sul e lá teve o primeiro contato com a imagem. Nesta época, em 1987, começou a escrever cartas para as irmãs do Santuário de Santa Maria e conheceu mais sobre a história da santa, originária do Movimento Apostólico de Schoenstatt, que pertence à Igreja Católica Apostólica Romana.
Em 2002, com recursos dos devotos e com a doação do terreno pela prefeitura de Nova Prata, um oratório foi construído na cidade. O espaço, na BR-470, é pequeno, tem dois bancos para orações e um altar.