Uma das 13 candidatas que desejam o posto de Senhorita Festiqueijo, título de soberana de Carlos Barbosa, tem síndrome de down. É a primeira vez na Serra Gaúcha que uma jovem com esta deficiência se candidata a um concurso que exige beleza e bastante conhecimento sobre história e cultura local. Paloma Lopes Deitos recém completou a maioridade e lança sua candidatura e simpatia aos barbosenses. As meninas serão apresentadas em evento nesta quinta-feira.
- Pensei que fôssemos ouvir comentários maldosos, preconceituosos, mas me enganei: as pessoas entenderam que é uma vontade dela e estão apoiando, dizendo que ela merece participar - conta orgulhosa a mãe Cristiane Lopes Gusatto.
A novidade foi o assunto da volta às aulas na Escola Carlos Barbosa nesta semana, onde Paloma frequenta o 6º ano. Professores e colegas se preparam para participar da torcida que a mãe organiza. Até agora, o número de confirmados ultrapassa uma centena. A mobilização é tanta que empresas e moradores cedem pequenas colaborações para que camisetas, banners e outros fardamentos que levem o nome da jovem possam entrar em cena na noite de 19 de março, quando as candidatas sobem no palco do Centro Municipal de Eventos e desfilam para 5 mil pessoas.
- A ideia pegou bem. É uma excelente forma de inclusão, de mostrar que não existe diferença entre ela e outras jovens da mesma idade. Aqui, é uma aluna igual a outra -descreve a diretora da escola, Andréa Maria Fontana.
Paloma é responsável e se organiza para ir aos compromissos do pré-concurso acompanhada da mãe. Participará de cursos de auto-maquiagem, de degustação de queijos, dicção e oratória, sobre história e turismo de Carlos Barbosa. Também irá tirar as medidas para o vestido longo que usará no desfile, acompanhado de uma sapatilha elegante que garantirá conforto - a única distinção perante as outras meninas, que estarão de salto alto. A ideia de concorrer surgiu após assistir ao desfile do Miss Universo do ano passado. A pretensão de Paloma, no entanto, é menos ambiciosa que das outras 12 concorrentes ao Senhorita Festiqueijo: ela só deseja desfilar para a comunidade barbosense.
- Eu sei que não vou ganhar, mas estou muito feliz. Para as pessoas me param na rua, me abraçam, eu diria que ser diferente é normal! - ensina Paloma.
Primeira negra a entrar na disputa
Esta edição da escolha da Senhorita Festiqueijo marca história por outro elemento importante: é a primeira vez que uma candidata negra concorre ao título. Andressa Cristina Barcelos da Silva, 18 anos, é secretária na Secretaria de Saúde e se inscreveu após receber incentivo dos colegas de trabalho. Natural de Gravataí e morando há três anos em Carlos Barbosa, Andressa reconhece que é uma das poucas negras a viver na cidade, com presença predominantemente de italianos - de acordo com o censo do IBGE, 1% da população tem pele negra no município. Ela entra na disputa para representar o povo que a acolheu bem e também para combater o racismo.
- Tem gente que pensa que a Festiqueijo só tem gringo, que não é lugar de outras etnias. Estou concorrendo para mostrar que pelo contrário, não há preconceito aqui e o povo é muito acolhedor - afirma.
A secretária de Turismo de Carlos Barbosa, Jéssica Dalcin Andrioli, admite que a presença de uma negra e uma jovem com síndrome de down engrandece a competição, dando diversidade e uma amostra de inclusão.
- Tem que ter coragem para desmistificar e entrar na competição. Carlos Barbosa é uma cidade brasileira como outra qualquer e temos que abrir as portas para todos participarem - afirma.
A Festiqueijo ocorre de 1 a 31 de julho e movimenta cerca de 80 mil pessoas. Carlos Barbosa foi líder por três anos nos indicadores do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).
AS 13 CANDIDATAS
Andressa Cristina Barcelos da Silva , 18 anos
Anna Leticia Giacomelli, 23 anos
Brenda Padovani, 19 anos
Cheila Paula Pansera, 22 anos
Elisangela Barbara Bastos, 24 anos
Ingrid Maria Hamsen Bastos, 19 anos
Joselaine Karine Zounar, 26 anos
Laura Martins Visintainer de Oliveira, 20 anos
Paloma Lopes Deitos, 18 anos
Paola dos Santos Costa, 19 anos
Samantha Boeira de Oliveira, 21 anos
Stephanie Pech, 22 anos
Tais Zuchi, 19 anos