O Pioneiro acompanhou a agenda da rainha e princesas da Festa da Uva no último sábado. Entre os compromissos, estavam o lançamento do ônibus decorado da festa pelo artista caxiense Fabio Balen, ação em dois bairros, almoço na União das Associações de Bairros (UAB), panfletagem e distribuição de uvas nos semáforos.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Todas as atividades foram cumpridas com traje de verão, mais leve que o oficial que pesa cerca de oito quilos - elas têm apenas uma peça de cada uma das duas vestes e, por isto, só sobra tempo para lavar a camiseta, por secar mais rápido. Mesmo com o sol forte e temperatura de quase 30ºC do sábado, as meninas não se queixaram do calor, fome ou cansaço - já que a pausa para lanchar ou descansar só foram possíveis no almoço. O sapato de salto? Confortável, respondem, e não cansa o pé porque o salto não é fino. A maquiagem e o cabelo estavam impecáveis, mas engana-se quem imagina que as belas madrugaram no salão de beleza: elas aplicavam retoques desde a última quinta-feira, para ganhar tempo e encarar a maratona de compromissos. Só removeriam cabelo e maquiagem no domingo.
FOTOS: veja como foi a passagens das soberanas pelos bairros
No rosto, o protetor solar de fator 70 é compartilhado entre as meninas, que também dividem o batom rosa, que fica guardadinho em um bolso costurado na saia da princesa Patrícia. Observadoras, uma avisa a outra quando é hora de retocar.
Rainha e princesas da Festa da Uva despertam carinho na comunidade
- Se tu queres ouvir alguma reclamação nossa, não vai conseguir. Até agora, só senti um frio na barriga ao andar de cavalo em Vacaria, um certo medo - divertia-se a princesa Patrícia.
Crianças sonham com o posto de rainha
Ao chegar no bairro Pioneiro, Rafaelle, Laura e Patrícia tornaram-se celebridades. Tiraram centenas de fotos, receberam massagem, distribuíram picolés de uva e até sambaram com a bateria da Incríveis do Ritmo. Ganharam flores, cartinhas, abraços e elogios pela beleza e simpatia. As meninas enxergam uma criança e pegam no colo.
As três amigas Erica de Vargas Lopes, 11 anos, Litiele Carvalho, 12 anos e Raysa Dornelles, 11 anos, roíam unhas antes de bater um papo com o trio. Queriam saber como seria a Festa, os shows, como era o dia a dia de soberanas. Também desejam ser rainhas. Como recompensa pela admiração, receberam do trio bastante atenção e ingressos para visitar o parque nos dias do evento.
- Elas mostram direitinho a nossa cultura, como era antigamente. E são lindas, né? - descrevia Erica.
Intimidade que alivia tensão
A pausa entre um compromisso tem como cenário o carro oficial do trio, uma Fiat Doblô que recebeu o apelido de Pérola. Por quê?
- É que ele tem a cor pérola, também adoramos e usamos pérolas nas joias e porque sai cada pérola dentro dele... - ria a rainha Rafaelle.
A intimidade entre Rafaelle, Patrícia e Laura impressiona. Isso porque passam juntas os poucos dias de folga que tiveram direito desde que eleitas. No fim do ano, curtiram um show da dupla preferida na praia: Jorge e Mateus. Ficaram hospedadas na casa da avó de Laura. Para o carnaval, pretendem repetir uma viagem.
- Os namorados se tornaram amigos. Até mandaram fazer três chinelos de dedo com uma uvinha para usarmos na praia - lembra Laura.
A agenda do último sábado ainda teve pontapé inicial no jogo do Juventude contra o São Paulo -RG, no Alfredo Jaconi, entrevista para o programa Show de Bola, para a Rádio Gaúcha, e ação social no bairro São Gabriel. No meio das atividades, uma pausa para o picolé. Na verdade, uma tentativa de tomar o picolé: as três viraram atração quando desembarcaram para comprar o sorvete, que quase derreteu tamanha abordagem.