A uma semana da primeira apresentação do corso alegórico na Plácido de Castro, a Festa da Uva abriu as portas para a imprensa do galpão da Maesa, onde dezenas de profissionais trabalham em ritmo acelerado para finalizar os carros alegóricos. Em coletiva, a secretária Rúbia Frizzo e o presidente da Festa, Edson Néspolo, apresentaram o andamento do trabalho e algumas novidades do enredo.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
São nove carros alegóricos que desfilarão cercados de pelo menos 1384 participantes - o número pode aumentar até o dia do desfile, segundo Rúbia. Os figurantes já retiraram as fantasias que usarão nas oito noites de desfile e ensaiam em pontos como Colégio Murialdo, Centro de Cultura Ordovás e em distritos. Até agora, os carros alegóricos não estão finalizados - é hora de pintar as alegorias e as mais de 30 esculturas que estarão penduradas, de forrar as bases, entre outras etapas. No entanto, é possível avaliar que a estrutura dos carros é grande: medem mais de 5 metros, suportam até 20 pessoas e pesam cerca de uma tonelada. Portanto, como a Festa optou por não usar tratores para empurrar as alegorias, é necessária a força de pelo menos seis pessoas para empurrar os carros.
Figurinos do desfile da Festa da Uva são reformados e viram acervo de Caxias
- Temos milhares de voluntários trabalhando pela Festa, gente que quer ver tudo dando certo. Se vai dar certo ou não, veremos no dia, mas não mudamos o endereço do desfile pelo trânsito, mas sim porque queremos que seja a melhor festa -afirmou o presidente Edson Néspolo.
Cerca de 200 músicos e cantores animarão o espetáculo, acompanhados de efeitos de sonoplastia. A iluminação, um dos problemas vistos por desfiles de carnaval na Plácido de Castro, deve ser resolvida com a estrutura que a Festa da Uva adquiriu, segundo a secretária Rúbia.
- Instalaremos torres ao longo de todo o percurso, o que é uma vantagem em relação ao desfile da Sinimbu, que apresentava iluminação eficiente somente próximo da Praça - pontua.
Os desfiles ocorrerão nos dias 18, 20, 21, 26, 27 e 28 de fevereiro e 5 e 6 de março, sempre às 20h. O ingresso custa R$ 30 e idosos e estudantes pagam meia-entrada.
Falta pouco
A uma semana da Festa da Uva, carros alegóricos do desfile são finalizados
Pelo menos 1384 participantes devem desfilar pela Plácido de Castro
GZH faz parte do The Trust Project