Há pelo menos cinco anos, a Serra Gaúcha não registrava um fim de semana tão violento nas estradas. Sete pessoas perderam a vida em acidentes espalhados por cidades da região em rodovias estaduais, federais e estradas do interior, no intervalo de sexta até este domingo. Entre as vítimas, seis eram homens e cinco tinham menos de 60 anos.
As ocorrências foram registradas em Muitos Capões, Canela, Vacaria, Flores da Cunha e Caxias do Sul. A última vez em que se registrou uma sequência de ocorrências tão graves na Serra Gaúcha foi em março de 2012, quando seis pessoas morreram em três dias. Até a última sexta-feira, cinco pessoas morreram em acidentes na Serra - portanto, as ocorrências deste fim de semana elevam a a estatística para 12 mortes no trânsito.
- Nem feriado de Natal e Ano Novo foram tão violentos. Para a época, é bastante atípico, já que o fluxo de carros só volta ao normal a partir do carnaval. É difícil explicar a motivação destes acidentes - avalia o inspetor chefe da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alfonso Wilembring.
Das sete mortes, três foram por atropelamento.
- Este tipo de ocorrência envolve desatenção e imprudência. No caso do atropelamento em Caxias, na BR-116, sabemos que o lugar em que o pedestre escolheu para atravessar é impróprio -avalia o inspetor.
OS ACIDENTES
* Sexta-feira
:: Carlos Ost, 76 anos, e a esposa Lucilda Cecilia Hammes Ost, 75, morreram após colidir com um caminhão no Km 146 da BR-285, em Muitos Capões. As vítimas eram ocupantes de um carro.
*Sábado
:: Romário Trentin, 21 anos e Maicon Luis Bohn Gonzaga, 19, morreram atropelados no Km 51 da ERS-325, em Canela. Outras cinco pessoas ficaram feridas.
:: Pedro Renato da Silva Rodrigues, 52 anos, morreu na tarde do sábado, em Vacaria. Ele perdeu o controle da motocicleta que dirigia.
:: Roni Carlos da Silva, de 47 anos, morreu após colidir a camionete Ssangyong Actyon que dirigia contra um eucalipto, no início da noite do sábado na localidade de Travessão Lagoa Bela.
*Domingo
:: Volmir Inácio Ramos Velho, de 44 anos, morreu atropelado no Km 148 da BR-116, em Caxias.
Estradas violentas
Em três dias, sete pessoas morrem em acidentes na Serra Gaúcha
Ocorrências foram registradas de sexta ao domingo
GZH faz parte do The Trust Project