Ainda não há certeza do início da operação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias) em Caxias, e dúvidas sobre o novo cotidiano de usuários de transporte coletivo persistem. O novo modelo troncalizado deve começar a vigorar entre fim de janeiro e fim de março, já que a prefeitura depende de alvará de PPCI das estações de transbordo e de uma licitação para a Estação Imigrante.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Usuários de 18 linhas entram nessa fase de testes. Esses passageiros sairão dos bairros em um coletivo e, nas estações de transbordo, embarcarão em outro, identificado como troncal. O ônibus percorrerá 14 paradas de ônibus nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, cruzando o centro da cidade nos corredores concretados das duas vias. A saída de ônibus das estações de transbordo para o centro será em intervalos de 4 a 6 minutos. Mesmo usando dois ônibus, o passageiro paga uma passagem.
Veja abaixo algumas respostas do secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, sobre o novo sistema:
:: Pagarei mais de um bilhete ao sair do ônibus que me trouxe do bairro até a estação de transbordo e dali embarcar no ônibus que me levará ao Centro?
Não. O usuário pagará um único valor de passagem.
:: Será possível burlar e acessar as estações de transbordo a pé e embarcar sem pagar passagem?
É possível. Haverá uma equipe de segurança que evitará isso. Vamos tentar coibir com fiscalização as mesmas pessoas que hoje pulam a catraca.
:: As estações serão vigiadas pela Guarda Municipal ou haverá contratação privada?
Contratação privada, que já está com o edital formatado, na Central de Licitações. Vamos ter vigilância terceirizada no horário de operação, das 6h à 1h. Fora desse horário, é guarda patrimonial.
:: Por que não será a Guarda Municipal em tempo integral?
Porque é mais barato. Neste momento, entendemos que não seria conveniente contratarmos um percentual de guardas municipais que ficam fixos no quadro.
:: Haverá alguma alteração nos cartões da Visate? Quais?
Sim. Temos nove cartões disponíveis, e o objetivo é transformar em cinco. O vale-transporte será um cartão de integração universal. Depende da concessionária fazer a adaptação de logística e informática. Os cartões que envolvem gratuidade, precisam ter identificação, então será diferente.
:: A gratuidade sofrerá alterações? Quais?
Vamos propor para o governo municipal e ao Conselho Municipal de Trânsito no próximo ano a modificação do passe-livre de idosos acima de 60 anos e aos domingos. Isto fica para 2016.
:: Um trajeto que hoje demora 30 minutos (Kayser ao Centro, por exemplo), levará mais tempo por causa da baldeação na estação de transbordo?
Menos tempo. Esperamos ganho imediato de aproximadamente 20% em termos de tempo.
:: O preço da passagem vai subir em janeiro? Quanto?
Sim. Apresentamos a proposta de R$ 3,45 ao Conselho Municipal de Transporte, que conversará com as entidades integrantes e nos repassará um retorno em reunião na próxima terça-feira. Antes do Natal teremos o novo valor, aprovado pelo prefeito.
:: Em quais horários a faixa semi-exclusiva da Sinimbu e da Pinheiro poderá ser usada por veículos comuns?
Das 23h30min às 6h. Quem descumprir será multado.
:: Os táxis poderão rodar pela faixa exclusiva de ônibus?
Quando embarcado sim, em qualquer horário.
:: A população terá algum canal para opinar, criticar, elogiar o sistema?
Com certeza. Existe um comitê, que trata só destas questões ligadas a informar ao cidadão.
:: Quando começam as obras das outras estações de transbordo? Quantas serão?
Em 2017. Nós vamos utilizar 2016 para atualizar os projetos, fazer as desapropriações das áreas. Estão asseguradas mais duas: a São Ciro e Zona Norte. O projeto original da troncalização previa 10 estações. Entendemos agora que não são necessárias mais 10 estações, porque a cidade cresceu e engoliu algumas destas estações. Acreditamos que o ideal seja 6 ou 7. Entre as prioridades, está uma estação na Zona Sul, na região de São Caetano e Bom Pastor. Em 2013, solicitamos verba ao Governo Federal, mas em função da contenção de despesas, não avançou.
:: Há dinheiro próprio para tocar essas obras ou o município dependerá da União, a exemplo desta etapa do SIM?
O município precisa de captação. Temos recursos assegurados de R$ 8 milhões para cada uma das duas próximas (São Ciro e Zona Norte).
:: Haverá bicicletários nas estações de transbordo?
Sim. Porém, não haverão bicicletas disponíveis para aluguel.
:: A Visate manterá postos de atendimento nas estações?
Sim.
Mobilidade
Tire dúvidas sobre as principais mudanças do SIM Caxias
Carros são proibidos de trafegar na faixa semi-exclusiva da Sinimbu entre 6h e 23h30min. Táxis com passageiro podem usar todas as faixas
GZH faz parte do The Trust Project