A instalação de estruturas metálicas em calçadas das principais vias do eixo central tem causado dúvidas na comunidade. São pórticos que sustentarão placas de trânsito do SIM Caxias, explica o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho. Estes pórticos têm 5,5 metros de altura e podem suportar até quatro placas. Elas indicarão a faixa do corredor de ônibus, corredores semiexclusivos, proibições de trânsito para veículos privados e outras eventuais informações, revela Marrachinho.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A prefeitura adquiriu 40 estruturas. Dessas, 35 serão colocadas nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado. Foram oito meses de intervenção nas respectivas vias, para concluir a implantação dos corredores de concreto. A Avenida Itália também deve receber pelo menos um. A instalação na Avenida Rio Branco e na Visconde de Pelotas é estudada.
- É uma forma importante de sinalizar as novidades do trânsito. Dessa forma, nós qualificamos a sinalização do SIM Caxias - justifica Marrachinho.
A estratégia para a escolha da localização das placas consiste em antecipar as informações em uma quadra. Por isso, segundo Marrachinho, a colocação da estrutura metálica na frente da casa de Abramo Eberle, na esquina da Borges de Madeiro, foi fundamental _ mesmo que tenha rendido comentários de insatisfação de internautas nas redes sociais, afirmando que o item atrapalha a visibilidade da casa tombada historicamente.
- A função dos pórticos é técnica e não estética. Como vamos retirar as outras placas de trânsito próximas dali, acaba dando um visual mais clean - define.
O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, o Compahc, não foi consultado sobre a colocação da estrutura em frente a uma moradia histórica. O assunto deve ser levado para a próxima reunião do grupo, adianta a presidente Ana Carla Furlan.
- Na minha opinião, ela não está harmoniosa neste ponto. Poderia estar mais recuada, ou mais adiante, mas vou ter que conversar com os pares do Compahc e decidir de que forma nos posicionaremos - adianta.
Mobilidade
Quarenta pórticos com placas de trânsito são instalados no Centro de Caxias do Sul
Estrutura na frente do casarão Eberle, na Sinimbu, causa dúvidas na comunidade
GZH faz parte do The Trust Project