Quem passar por Nova Petrópolis neste sábado terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os costumes japoneses. O Jardim da Serra Gaúcha sediará o 1º Festival de Cultura Japonesa. O evento é gratuito e ocorre das 9h às 15h na Rua Coberta. Exposições, venda de artes japonesas e oficinas serão proporcionadas durante o encontro.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
No festival haverá exposições e venda de pinturas em carvão, chamadas de Sumie Ikebanas (arranjos florais japoneses) e Kiri-es, figuras montadas com dobraduras. Estes itens estarão expostos e serão comercializados no festival.
A arte das dobraduras japonesas, o origami, será ensinada por meio de uma oficina. Bonsais e origamis serão vendidos no evento. Uma integrante da colônia japonesa apresentará o shodo, caligrafia japonesa, e fará a venda de escritos durante a programação. O visitante pode descobrir como é a caligrafia de seu nome em japonês, por exemplo.
Já o shiatsu - uma massagem japonesa, será praticada por R$ 20, durante 10 minutos no local do evento.
Além das exposições dos produtos da cultura oriental, serão apresentadas danças tradicionais e músicas japonesas no karaokê. Os princípios das artes marciais como aikido, iaido e jono também poderão ser conferidos pelos visitantes.
A iniciativa de aproximar a cultura japonesa dos moradores da Serra Gaúcha é dos integrantes da Academia de Artes Marciais Japonesa Kobukan de Nova Petrópolis. O professor e praticante de lutas orientais Eduardo Corrêa explica que a ideia é unir, em um mesmo espaço, as artes marciais com os outros aspectos da cultura japonesa, como o origami (dobraduras com papel), por exemplo.
- Percebemos que as artes marciais estão muito ligadas às competições. Queremos mostrar todos os pontos da cultura japonesa - explica Corrêa que é faixa preta em aikido.
O festival terá a presença de orientais que residem em uma comunidade em Ivoti, município que concentra a maior colônia japonesa do Estado.
A cidade é
Nova Petrópolis recebe festival de cultura japonesa neste sábado
Encontro ocorre das 9h às 15h na Rua Coberta
GZH faz parte do The Trust Project