Caxias do Sul foi a cidade do Estado escolhida para realizar cirurgias gratuitas por meio da Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina. Os procedimentos vão acontecer nos dias 14, 15 e 16 de outubro na Pró-Face: Serviço da Face do Círculo.
Doze pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão beneficiados. A seleção foi feita pela equipe da clínica e priorizadas pessoas que estão em tratamento e em diferentes faixas etárias.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A gerente da unidade, Ivonete Polidoro Pontalti, explica que o objetivo da campanha é conscientizar pessoas com essa deformidade e suas famílias a procurarem atendimento médico o mais cedo possível.
- Quanto antes começar o tratamento, mais chance de sucesso para a correção, tanto estética quanto clínica - diz.
Segundo ela, são necessárias, em média, cinco cirurgias para complementar o tratamento.
A força-tarefa vai envolver uma equipe de seis médicos do Círculo mais profissionais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Serão realizados quatro procedimentos por dia.
Para o superintendente do Círculo Operadora Integrada de Saúde, Roberto Toigo, esse um trabalho conjunto inédito da ONG Smile Train com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
- A iniciativa beneficiará cerca de 200 pessoas atendidas em 10 centros de tratamento de fissura labiopalatina espalhados por todo o Brasil. São cirurgiões plásticos de experiência realizando visitas e cirurgias de reparação dessa deformidade congênita juntamente com a equipe local, trocando experiências para otimizar o tratamento desses pacientes - explica Toigo.
O cirurgião plástico do Pró-Face, Evandro Siqueira, diz que a experiência trará inúmeros benefícios tanto aos médicos quanto aos pacientes.
Saúde
Mutirão proporcionar cirurgias gratuitas para leporinos em Caxias do Sul
Força-tarefa é parceria do Círculo, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Smile Train
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: