Haitianos, senegaleses e ganeses tomaram as ruas de Caxias na tarde deste domingo para participar da terceira Marcha dos Migrantes. O grupo, com pouco mais de 100 pessoas, deixou o Monumento do Imigrante após 15h e seguiu até a Praça Dante Alighieri, pela Avenida Júlio de Castilhos.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Na Praça, os estrangeiros soltaram balões brancos e realizaram uma oração ecumênica, detalha a irmã Maria do Carmo Gonçalves, coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM). Além disso, dançaram ao som de tambores. Um carro de som cedido pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) acompanhou a caminhada com músicas típicas dos países de origem.
FOTOS: veja imagens do ato, que seguiu pela Avenida Júlio
- Temos tido uma boa experiência com as edições anteriores da caminhada. Acredito que a população passa a ter outro olhar sobre os migrantes, serve como um ponto de integração - detalha.
A coordenadora estima que cerca de 3 mil migrantes tenham fixado residência em Caxias, sendo que haitianos são a maior parcela deles.
- É uma forma de valorizar nossa participação na sociedade, e mostra que participamos de todas as atividades propostas por Caxias para os migrantes. Queremos que as pessoas vejam que temos qualidades também - sugere o haitiano Pierre Laguerre, há três anos no Brasil.
O ato presta homenagem ao Dia Internacional do Migrante, celebrado na última sexta.
O tema da marcha foi Paz, Justiça e Igualdade. O objetivo é celebrar a diversidade de nacionalidades e culturas que convivem em sociedade.
Terceira edição
Migrantes caminham pelo Centro de Caxias pedindo paz, justiça e igualdade
Marcha dos Migrantes reuniu mais de 100 pessoas
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: