As Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul podem ter o horário de funcionamento reduzido em até uma hora. Um estudo da Secretaria Municipal da Saúde aponta a mudança como forma de cortar despesas, já que está prevista uma arrecadação menor. Com a alteração, o município pretende gastar menos com horas-extras. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Conforme a secretária da Saúde, Dilma Tessari, a proposta é de redução de meia hora ou uma hora. Hoje, as UBSs funcionam 10 horas por dia. Segundo ela, não há data para a mudança ser posta em prática, já que ainda está sendo discutida com os conselhos locais de saúde e levará em conta a realidade de cada comunidade.
Os postinhos com horário estendido terão o atendimento mantido até as 21h.
- Elas atendem o trabalhador, aquele que não pode faltar o emprego, por isso a gente decidiu não propor nenhuma possibilidade de diminuição nessas UBSs - destaca Dilma.
De acordo com a secretária, a redução no horário não deve aumentar a procura no Pronto Atendimento 24 Horas. Segundo ela, o atendimento médico nas UBSs é feito principalmente pela manhã e início da tarde. Assim, o impacto seria muito pequeno com a mudança:
- Nesse finalzinho de horário, o atendimento médico já terminou. Não impactaria diretamente no usuário, seria uma repercussão mínima. Mas estão olhando um a um, quantos usuários são atendidos nessa última hora em cada UBS.
O assunto repercutiu na sessão de quarta-feira da Câmara de Vereadores, conforme conta a colunista Rosilene Pozza.