A conclusão das obras do novo prédio da Polícia Civil de Caxias do Sul vai atrasar novamente sem que haja uma expectativa para a conclusão. Segundo o delegado regional interino, Marcelo Grolli, equipes da Polícia Civil de Caxias acompanham a obra e constataram que a construtora retirou as equipes do local. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Conforme o delegado, a justificativa da empresa é de que o Estado parou de repassar os recursos previstos no contrato. Em vistorias realizadas nos últimos dias, os servidores encontraram apenas um profissional trabalhando na parte elétrica do prédio, que está quase pronto.
De acordo com Grolli, havia uma expectativa de conclusão para o final do ano, que não vai se confirmar. A Secretaria de Obras Públicas do Estado, responsável pelo projeto, nega, no entanto, que as obras tenham parado. Segundo eles, a previsão de término da obra era de 90 dias a partir da assinatura de um aditivo. O problema é que o documento segue na sede da Polícia Civil, em Porto Alegre, para assinatura. Somente depois da finalização dos trâmites é que um novo prazo pode ser estabelecido.
A nova delegacia fica na esquina das Ruas Irmão Miguel Dario e Humberto de Campos, no Bairro Jardim América, e deve abrigar o plantão da Polícia Civil e a Delegacia de Homicídios e Desaparecidos. O projeto foi anunciado em 2009 e a construção começou em 2011. A previsão inicial era concluir as obras em dezembro de 2012. Menos de um mês depois, a obra foi paralisada por problemas no solo e também envolvendo a retirada de vegetação do terreno.
A retomada ocorreu em 17 de abril de 2012, mas uma nova interrupção ocorreu em outubro do mesmo ano, dessa vez por problemas na planilha da licitação, que discrimina o que deve ser adquirido. As equipes só retornaram à obra mais de um ano depois, em abril do ano passado.
Em fevereiro deste ano, havia a expectativa de um novo atraso devido às exigências da nova Lei de Prevenção Contra Incêndio. Segundo a Secretaria de Obras Públicas do Estado, o novo PPCI estava em elaboração juntamente com a Polícia Civil.