O bode está solto na sala, mas não é recomendável mandar as crianças brincar no quarto, pois a matéria é importante.
A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) defende, e o secretário estadual da Saúde, João Gabardo, assina embaixo: o exame de próstata é desnecessário para todos os brasileiros a partir dos 50 anos de idade. A posição é condenada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Resumidamente, a SBMFC e o secretário creem que o exame preventivo pode levar o homem a se submeter a procedimentos e tratamentos tão ou mais invasivos do que o próprio câncer caso o teste dê positivo. Positivo, no caso, pode ser um câncer brando ou um câncer avançado. Também resumidamente, a SBU contra-argumenta, lembrando que o câncer de próstata é o segundo mais letal no Brasil, atrás apenas do câncer de pulmão. Cinquenta mil brasileiros morrem de câncer de próstata todos os anos, e seria importante ao homem ter informações sobre sua saúde (via exames) para decidir o que fazer - ou o que não fazer.
O badalado Novembro Azul 2015 começa, pois, sob intenso tiroteio.
Poucos de nós temos condições reais de opinar sobre tema tão complexo.
Para começar, porém, dá para cravar que não é recomendável comparar o exame preventivo da mama ao exame preventivo da próstata. Outubro Rosa e Novembro Azul são coisas incomparáveis entre si.
A polêmica assinada pela SBMFC vem embasada em estudos norte-americanos e canadenses, países que aboliram o exame de próstata porque entendem que o homem pode sofrer péssimas consequências ao obter o exame positivo, ou falso positivo, como convier.
A SBU, contudo, rebate com propriedade. Afinal, parece ser sempre melhor ao cidadão saber que tem alguma doença e se informar com especialistas sobre o que fazer do que permanecer ignorante em relação ao problema.
Seja como for, tanto os contrários quanto os favoráveis ao exame defendem a campanha Novembro Azul. De minha parte, torço para que a ciência chegue a bom termo logo para nos ensinar as melhores ações a adotar.
Os 17 leitores da coluna decerto recordam bem do ovo, alimento que amargou anos nas catacumbas das substâncias proibidas e que recentemente foi içado ao posto de alimento benéfico à saúde.
O exame de próstata está à beira da catacumba, enfrentando o puxa-empurra jamais inteiramente compreendido por nós, reles mortais à mercê de interesses nem sempre esclarecidos.
Opinião
Gilberto Blume: o badalado Novembro Azul começa sob intenso tiroteio
Poucos de nós temos condições reais de opinar sobre tema tão complexo
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: