Os 210 casais inscritos na 10ª edição do Casamento Comunitário de Caxias do Sul vivem neste sábado, a partir das 9h, no Centro de Eventos da Festa da Uva, a realização de um sonho. Com o patrocínio da prefeitura, os noivos irão reafirmar o amor e dar o primeiro passo para a constituição oficial de uma família.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Os elementos que formam a cerimônia desta edição dão tom especial: cinco casais haitianos estão entre os participantes. Além disso, pela primeira vez, haverá ato ecumênico. Ou seja: além de assinar os papéis, os noivos terão a bênção do frei Jaime Bettega e do pastor Joãosinho Mota de Farias. Nas edições passadas, mesmo com o vestido branco e buquê, terno e gravata, o registro acontecia apenas no civil. Os noivos buscavam a sua igreja dias após o casamento comunitário, caso desejassem.
- Casar é um ato de fidelidade, é a vontade de construir uma família e viver o amor na sua totalidade, superando muito obstáculos e aprendendo a amar os erros do outro - define o frei capuchinho.
Para o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, viver o matrimônio é muito mais do que apenas dividir o mesmo teto.
- A bênção de Deus é o que enriquece e que dá a base para a família - ressalta Joãosinho.
Além de oficializar a situação dos casais, o projeto da Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS) busca resgatar a importância da família.
- O Casamento Comunitário impacta socialmente na vida de todos os envolvidos. Essa formalização da união no civil garante os direitos sociais do casal e dos filhos deles também, reestruturando o lar - conta Janete Tavares, coordenadora da SAIS.
Janete afirma que o número de inscritos deste ano demonstra que a regularização da união afetiva ainda é desejada por muitos casais.
- Nós não imaginávamos que o sonho de casar fosse ainda tão forte. Por falta de condições financeiras, as pessoas acabam priorizando outros momentos do que o casamento - finaliza a coordenadora, que está à frente do projeto desde a sua criação, em 2005.
Da primeira até a 10ª edição, o Casamento Comunitário já beneficiou cerca de 900 casais. O evento é realizado pela prefeitura de Caxias em parceria com o Poder Judiciário - Ronda da Cidadania e Cartórios Civil da 1ª e 2ª Zonas.
Celebração
Casamento Comunitário une 210 casais neste sábado em Caxias do Sul
Celebração terá, pela primeira vez, bênção religiosa
GZH faz parte do The Trust Project