Maior produtor de uvas moscato do Estado, Farroupilha é a quinta região da Serra Gaúcha a receber certificado de indicação de procedência para vinhos. Nesta terça-feira pela manhã ocorreu a cerimônia de entrega do certificado com a presença do presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, no restaurante da Capela das Confissões, no Santuário de Caravaggio. O certificado atesta a qualidade dos vinhos moscatéis e o modo de fazer particular do município. A indicação geográfica estimula a qualidade e agrega valor à produção.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O trabalho para a busca do certificado começou ainda em 2005, com a criação da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin). Mas ganhou força a partir de 2009, com um levantamento feito pela Embrapa Uva e Vinho, a Universidade de Caxias do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
São nove vinícolas que integram a associação de Farroupilha. O município responde por 40% da produção de moscato no Estado. Na safra passada, foram colhidos 5,8 milhões de quilos desta variedade. Na Serra, as regiões do Vale dos Vinhedos, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Flores da Cunha já contam com o selo de indicação de procedência.