Bancários de Caxias do Sul e cidades da região prometem entrar em greve a partir de terça-feira. A mobilização é nacional. A principal reivindicação é pela reposição salarial de 16%. A contraproposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de 5,5%.
O Sindicato dos Bancários, com sede em Caxias, agendou reunião às 18h30min desta segunda-feira para organizar a paralisação na área de abrangência na Serra Gaúcha, que inclui também Antônio Prado, Canela, Ipê, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Marcos e Veranópolis.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Segundo o coordenador da Secretaria de Organização e Política Sindical do sindicato, Nelso Bebber, haverá manifestação em frente aos principais bancos de Caxias do Sul e outras 12 cidades de abrangência já durante a manhã de terça.
- Vamos estar na frente das agências maiores para pedir adesão dos trabalhadores e explicar para a população os motivos da greve - esclarece Bebber.
Na rodada de negociação nacional na sexta-feira passada, a Fenaban propôs reajuste de 5,5% no salário, na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e nos auxílios refeição, alimentação, creche e abono de R$ 2,5 mil. Segundo o Sindicato dos Bancários, o reajuste está muito abaixo da inflação de 9,88%, registrada em agosto. Bebber também lembra que foram fechados 5.864 postos de trabalho nos bancos de todo o país. Na avaliação do sindicalista, as demissões não teriam relação direta com a crise econômica.
A adesão de trabalhadores à greve só deve ser dimensionada na terça-feira.
Mobilização nacional
Bancários entram em greve em Caxias do Sul e região a partir de terça-feira
Categoria reivindica 16% de aumento de salário. Bancos oferecem 5,5%
GZH faz parte do The Trust Project